Fechar
GP1

Piauí

Corregedor recebe visita do CNJ para tratar da situação carcerária dos presídios no Piauí

De acordo com o corregedor, em 2012 a média de presos provisórios nos presídios do país era de 33%, enquanto no Piauí o número corresponde a 70%

O Corregedor Geral do Tribunal de Justiça, Antônio Paes Landim, recebeu na manhã de hoje (22) a visita do Juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano André Losekann, para tratar em especial da situação dos presos provisórios do Piauí, que tem o maior registro em todo o Brasil.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Visita do CNJ ao Piauí(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Visita do CNJ ao Piauí

De acordo com o corregedor, em 2012 a média de presos provisórios nos presídios do país era de 33%, enquanto no Piauí o número corresponde a 70%. “O CNJ vem ao Piauí para examinar de perto a questão penitenciária para buscarmos juntos uma solução para a situação dos presos provisórios. Nós vamos realizar mutirões carcerários a fim de que a gente possa identificar o problema e suas causas”, ressaltou Antônio Paes Landim.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Antônio Paes Landim(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Antônio Paes Landim

O Juiz auxiliar do CNJ disse que o problema em torno dos presos provisórios no Piauí ocorre por questões processuais e de estrutura de pessoal. “Por um lado se deve pela ausência de um número suficiente de magistrados para analisar os processos, há também a necessidade de se ter um número maior de comarcas com servidores”, afirmou Luciano Losekann.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Luciano André Losekann(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Luciano André Losekann

Além disso, Luciano Losekann propõe ainda duas medidas para resolver o problema carcerário no Piauí. Uma delas, direcionada aos detentos provisórios, em que cada juiz deverá ser estimulado a revisar sua decisão para que mantenha ou não a prisão provisória. Quanto aos presos definitivos caberá a um grupo de juízes analisar os processos, a fim de observar a situação de cada detento.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.