Fechar
GP1

Piauí

Crianças assistem aula em sala com teto que pode cair a qualquer momento em Esperantina

"O prefeito recebeu a educação numa situação crítica. A gente já está trabalhando na reforma do teto da escola que apresenta só esse problema", disse Francisco Meneses ao GP1.

Pelo menos 10 crianças estão assistindo aula dentro de uma sala improvisada na estrutura de um posto de saúde que estava sendo reformado e encontra-se atualmente paralisado na localidade Lagoa dos Macacos, a cerca de 10 km de Esperantina, na zona rural. Os alunos são da Escola Francisco Simplício do Vale. A obra de reforma do posto de saúde foi deixada pela gestão do ex-prefeito Chico Antônio (PT). Segundo relatos de pais de alunos, a sala improvisada apresenta perigo para as crianças, pois a estrutura do forro pode cair e machucar os alunos. Há pouco mais de duas semanas que está tendo aula neste local.

Imagem: Revista AzCrianças assistem aula em sala com teto que pode cair a qualquer momento(Imagem:Revista Az)Crianças assistem aula em sala com teto que pode cair a qualquer momento

De acordo com um professor que preferiu não se identificar, a medida foi tomada por que na sala de origem dos alunos, o teto também ameaça cair e os alunos foram removidos para a sala improvisada do posto de saúde que também está em situação precária. Para o professor, o forro pode cair a qualquer momento, além da fedentina que os alunos estão aspirando, podendo comprometer a saúde do alunado. Quanto ao posto de saúde, há vários meses que a comunidade não tem atendimento médico e a população tem que se deslocar até a sede da cidade em busca de atendimento médico . A obra de reforma e ampliação continuam paradas e sem previsão de reinício.

O GP1 conversou com o assessor da secretaria de educação de Esperantina, Francisco de Meneses, que falou sobre as denúncias.

Segundo Francisco: "O prefeito Lourival recebeu a educação numa situação crítica. Muitas reformas de escolas estão com as obras paralisadas por falta de pagamento da gestão anterior. A gente já está trabalhando na reforma do teto da Escola Francisco Simplício do Vale que apresenta só esse problema nessa sala".

Francisco de Meneses citou ainda que algumas escolas foram deixadas pela gestão anterior em estado crítico: "Nós recebemos a escola Erinete Brito, do bairro Novo Horizonte, com obra inacabada, faltam pisos, portas, janelas, banheiro, a escola do Cristo Redentor, recebemos com as mesmas condições, na Aidé Ribeiro também".

"Essa semana o teto estará consertado", garantiu o assessor.

Questionado se o dinheiro recebido do Fundeb este ano será usado para resolver os problemas, Francisco respondeu: "O dinheiro do Fundeb não pode ser gasto em nada no exercício de 2012, só pode ser usado na gestão atual".

Só nos 4 primeiros meses de 2013, o município de Esperantina recebeu do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) o valor de R$ 5.217.985,75.

"O ex-prefeito deixou a folha de dezembro, abono férias e 13º dos professores, vigias e zeladores, sem pagar e o Lourival Bezerra dividiu em 24 parcelas pra pagar com recursos do FPN, ele entrou em acordo com o sindicato", finalizou.

*Com informações da Revista AZ

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.