Fechar
GP1

Piauí

Comissão de Meio Ambiente da OAB cobra inspeção veicular ambiental junto ao Detran-PI

A reunião tratou dos problemas ambientais relacionados ao crescente número de veículos no Estado, 400 mil em Teresina e 800 mil no Piauí

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniu-se, na tarde de ontem (05), com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), José Antonio Vasconcelos, para tratar de problemas ambientais relacionados ao crescente número de veículos no Estado, 400 mil em Teresina e 800 mil no Piauí.

Na ocasião, o vice-presidente da Comissão, Esdras de Lima Nery, cobrou junto ao Detran a inspeção veicular ambiental para minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Imagem: ReproduçãoComissão de Meio Ambiente da OAB cobra inspeção veicular ambiental junto ao Detran-PI(Imagem:Reprodução)Comissão de Meio Ambiente da OAB cobra inspeção veicular ambiental junto ao Detran-PI

Segundo José Antônio Vasconcelos, a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí realizou um estudo sobre as condições de poluição do Estado e concluiu que, em decorrência dos baixos índices, não é necessário a realização de uma inspeção veicular. Desta forma, Esdras Lima sugeriu que a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com o Detran, elabore um plano de prevenção para que os baixos índices sejam mantidos.

A Comissão também solicitou informações precisas sobre a destinação dos veículos apreendidos pelo Detran. De acordo com Antônio Vasconcelos, o depósito do órgão possui cerca de dois mil veículos em situação irregular e não existe no Piauí nenhum tipo de projeto que viabilize a reutilização, por exemplo, das carcaças e materiais recicláveis dos carros que não serão utilizados. Esdras Nery citou o caso de outros Estados cujos veículos inutilizados são reaproveitados por indústrias de aço e alumínio que além de alimentar a receita do próprio Detran, reduzem os danos ambientais. O vice-presidente declarou, ainda, o interesse da Comissão em elaborar uma lei que possa fixar o tempo dos veículos no depósito para que, decorrido o tempo estabelecido, haja um leilão ou prensagem dos automóveis.

Durante a reunião, o diretor do Departamento de Trânsito explicou que as atividades desenvolvidas pelo órgão são de alta complexidade, mas, por conta de problemas internos, estas atividades às vezes não são resolvidas com eficácia. Isto posto, José Vasconcelos agradeceu a atuação da Comissão em debater temas que ajudarão tanto o órgão quanto à sociedade e pediu que a Ordem continue mantendo o papel fiscalizador para que as atividades do Detran possam ser realizadas de maneira mais eficiente.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.