Fechar
GP1

Piauí

Criadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí

Durante a solenidade os representantes das associações reafirmaram a importância econômica e cultural do evento para o Piauí e para o Nordeste.

Presidentes de várias associações agropecuárias do Piauí participaram hoje (22) do lançamento da 64ª Exposição Agropecuária do Piauí, a Expoapi. O evento contou com a participação do presidente da presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), o deputado estadual João Mádison, e também de representantes da Associação Brasileira de Criadores do Gado Pé Duro e da Associação Piauiense de Criadores de Ovinos e Caprinos do Piauí. Além de deputados, secretários de Estado.
Imagem: DivulgaçãoCriadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí(Imagem:Divulgação)Criadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí
No Piauí estão em franco destaque e reconhecimento o rebanho Gir Leiteiro e o Gado Pé Duro, raça que foi reconhecida como genuinamente piauiense após uma seleção de mais 400 anos. Os criadores estão animados com a realização da feira, que já tem participação confirmada de criadores do Ceará, Maranhão, Pará, Minas Gerais,Pernambuco, Alagoas e Tocantins.

Durante a solenidade os representantes das associações reafirmaram a importância econômica e cultural do evento para o Piauí e para o Nordeste. Segundo o deputado João Mádison (PMDB), da APCZ, mesmo com os cortes financeiros que o Governo do Estado determinou os criadores se uniram e conseguiram firmar a parceria necessária para que o evento fosse possível. “Esse evento é a coroação de um trabalho que é de todos os criadores do Estado. E agora com o Piauí certificado como Estado livre da aftosa o gado, o cavalo toda criação pode vir participar da feira sem que seja necessária a quarentena”, afirmou.
Imagem: DivulgaçãoCriadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí(Imagem:Divulgação)Criadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí
Segundo o deputado, a realização da feira é de grande importância para o criador do Piauí, porque ela é maior vitrine do trabalho desenvolvido no Estado no que diz respeito ao melhoramento genético do gado piauiense. “Aqui no Piauí nós investimos e alcançamos uma qualidade em nossas matrizes que não deixa a deseja nos maiores centros”, acrescentou.

A 64ª Expoapi será realizada através da parceria de órgãos do Governo do Estado do Piauí, como Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural. A feira acontece entre os dia 6 e 14 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arco Verde, em Teresina. Além dos leilões, que irão acontecer entre os dias 10 e 13 de dezembro, serão realizados vários shows e apresentações culturais com artistas da terra.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.