Fechar
GP1

Piauí

Centro de Hemodiálise de Campo Maior enfrenta dificuldades financeiras para se manter

A técnica, Maria Aparecida, orientou que o município encaminhe um pedido de revisão de valores ao Ministério, para que o mesmo possa avaliar um possível aumento do repasse à unidade de saúde.

Há mais de um ano os repasses recebidos do governo federal não cobrem os custos do Centro de Hemodiálise de Campo Maior. De acordo com o prefeito Paulo Martins, o Centro acumulou uma dívida superior a meio milhão de reais.

Na tentativa de buscar uma solução, o deputado federal Jesus Rodrigues e o prefeito estiveram na tarde dessa quinta-feira (20) no Ministério da Saúde, onde conversaram com a Técnica da Coordenação de Controle de Serviços de Sistemas, Maria Aparecida Amorim.
O número de pacientes do Centro de Hemodiálise tem aumentado, uma vez que é um dos mais modernos e bem equipados da região. “Queremos que Campo Maior continue a oferecer um serviço de excelência e precisamos da ajuda do governo federal para isso”, argumentou o deputado Jesus Rodrigues.

A técnica, Maria Aparecida, orientou que o município encaminhe um pedido de revisão de valores ao Ministério, para que o mesmo possa avaliar um possível aumento do repasse à unidade de saúde.

Renais Crônicos

O deputado Jesus Rodrigues é autor do Projeto de Lei nº 1178/11, que visa garantir aos pacientes renais crônicos os mesmos direitos das pessoas com deficiência. “Com a aprovação da matéria, essas pessoas, já tão fragilizadas pela doença, terão direito a prioridade no atendimento médico, cotas nas vagas de emprego, passe livre no transporte coletivo e várias outras garantias”, destacou.

No ano passado, o parlamentar promoveu, em Teresina, o I Fórum Nacional dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí, com o objetivo de discutir temas como a necessidade de uma legislação específica para atender os pacientes renais. O evento reuniu entidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Maranhão, Amapá e Rondônia, além do Distrito Federal.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.