Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Raimundo Eufrásio é acusado de ameaçar de morte o corregedor Paes Landim

"Eu nunca ameacei ninguém e nem é da minha conduta esse tipo de comportamento", disse o Desembargador ao se defender da acusação.

O jornalista e assessor de comunicação da Corregedoria Geral de Justiça, Telsírio Alencar, procurou o GP1 para fazer uma grave denúncia contra o presidente eleito do Tribunal de Justiça, Desembargador Raimundo Eufrásio.

Imagem: ReproduçãoTelsírio Alencar(Imagem:Gterra)Telsírio Alencar

Segundo Telsírio, tanto ele quanto o corregedor Geral Paes Landim foram ameaçados de morte pelo Desembargador Raimundo Eufrásio. “Depois que o Corregedor Geral de Justiça passou a tomar conhecimentos de um inquérito que se encontra no Ministério Público do Estado do Piauí, através do advogado Edvaldo Lobão, depois do conhecimento das informações desse inquérito, há 30 dias atrás, nós recebemos um recado, através do juiz auxiliar da corregedoria geral de justiça, Raimundo José Gomes, que foi chamado por um assessor jurídico da corregedoria geral de Justiça que hoje trabalha já de maneira informal com o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves filho. O Desembargador Eufrásio disse, na mesa, batendo de maneira muito forte que se não tomar posse no dia 2 de junho ele vai mandar executar esse jornalista e o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Francisco Antonio Paes landim Filho”, relatou.

Telsírio contou também que ao questionar o Corregedor sobre que providências tomariam diante da ameaça, Paes Landim, respondeu: “Calma vamos adiante”.

“Passados 15 dias, nós recebemos outro recado partindo do próprio Paulo Silva que é o consultor jurídico da Corregedoria Geral de Justiça, que esteve novamente com o presidente eleito e ele tornou repetir que se não tomar posse no dia 2 de junho vai mandar executar o assessor e o Corregedor Geral de Justiça do Piauí”, contou o assessor.

Desembargador Raimundo Eufrásio é acusado de ameaçar de morte assessor e o Corregedor de Justiça

Até então, tanto o assessor quanto o Corregedor não havia tomado nenhuma providência, por que segundo Telsírio “o desembargador Paes landim é homem muito equilibrado, de uma vida muita regrada social e eu também”. Mas, que passaram a tomar alguns cuidados, como não sair à noite e nunca andar sozinhos, além de comunicar o caso a alguns familiares.

“Passados dias, da semana passada pra cá, saiu um material jornalístico no portal GP1 a respeito desse citado inquérito e o desembargador eleito, em novo despacho com Paulo Silva pelo qual fui abordado ontem por volta das 13 horas, em frente o fórum central de Teresina, me disse: rapaz sai do meio dessa briga que tu não vai se dá bem, então eu disse, mais que briga? Essas informações que você ta levando pra imprensa e o futuro chefe do Tribunal de Justiça disse que não tem mais como sustentar o pessoal dele para fazer o serviço com você”, denunciou.

De acordo com o Telsírio, as providências serão tomadas: “Conversei ontem com o desembargador Paes Landim sobre esse assunto e hoje nós começamos a providenciar e amanhã será dada entrada no STJ, eletronicamente falando, uma representação contra o então presidente eleito do Tribunal de Justiça, o Desembargador Raimundo Eufrásio, por que nós não aceitamos esse tipo de posicionamento”.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho.(Imagem:Foto: Bárbara Rodrigues/GP1)Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho

“Você receber uma ameaça no meio da rua, por um cidadão qualquer, por um bêbado, por uma pessoa qualquer, por um louco, mas receber uma ameaça, velada, três vezes seguidas, de um Desembargador, de um magistrado, presidente de uma corte, nós temos que tomar uma providência por que não sabemos aonde o limite desta história chegou, o que se vê toda hora é assassinato, aqui em Teresina, e esse povo quando vai matar um, com certeza usa artimanhas, se tiver que fazer alguma coisa, não vai chegar dentro de um tribunal não, opa mataram, foi um assalto, então a gente ficou preocupado”, disse.

Segundo Telsírio, também serão encaminhados ofícios ao Secretário de Segurança do Estado e ao Superintendente da Polícia Federal no Piauí: “Nós vamos pedir segurança pessoal, eu nunca pensei, nunca usei arma, não uso arma, nem arma legalizada e nem ilegal, a minha arma é só a minha fé, os meus amigos que eu construí aqui ao longo dos 49 anos de idade que tenho, não tenho nenhum outro tipo de medida, a não ser pedir ao estado, a segurança, por que eu não vou andar escondido, eu não sou bandido”.

Telsírio explicou o motivo das ameaças: “Ele alega a questão desse inquérito e que eu estaria dando velocidade nisso em Brasília juntamente com o desembargador Paes Landim, tanto eu como o desembargador Paes landim, nós nunca pegamos um avião aqui para tratar disso nem em Brasília e nem em Teresina. Nós tomamos conhecimento disso depois, de maneira inclusive informal, por que nós não tivemos acesso, fala-se que é um material extremamente sigiloso, nós não temos como ter essa informação desse inquérito, nós nunca fomos a Brasília tratar disso, nós nunca pedimos pressa, nós nunca pedimos nada”, defendeu-se.

“Nós não podemos aqui assumir uma culpa, nós não podemos aqui assumir uma responsabilidade de uma coisa que não existe, o desembargador Paes Landim ta tranquilo. Estou encaminhando também ao sindicato dos jornalistas, já publicam uma nota de repúdio em cima desse caso, nós vamos procurar a Federação Nacional dos Jornalistas em Brasília, aquele órgão que também trabalha na defesa dos jornalistas ameaçados. Vamos encaminhar para Joaquim Barbosa a cópia dessa representação, para o STJ, e para as autoridades, por que nós acreditamos, o que nós não acreditamos na verdade é que um fato como esse venha a ficar sem apuração, por que sou pai de família”, finalizou.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o desembargador Raimundo Eufrásio negou que tenha feito qualquer tipo de ameaça ao assessor de Comunicação, Telsírio Alencar ou ao corregedor-geral de Justiça, Francisco Antônio Paes Landim Filho.

Imagem: Francyelle Elias/ GP1Desembargador Raimundo Eufrásio(Imagem:Francyelle Elias/ GP1)Desembargador Raimundo Eufrásio

“Isso é uma verdadeira calúnia. Sou um homem de honradez. Não entendo o que está levando essa pessoa a fazer isso tipo de denúncia contra mim. Tenho 44 anos de serviços prestados ao meu Estado e nunca respondi por nada de errado. Eu nunca ameacei ninguém e nem é da minha conduta esse tipo de comportamento. Assumo a presidência do TJ no próximo dia 2, onde consegui ser eleito pelos meus serviços e minha história. Isso é factóide e matéria suplantada nos meios de comunicação”, disse.

O desembargador Eufrásio falou ainda que essa informação, de acordo com ele, é inverídica, e se for publicada vai ter inúmeras complicações legais. “Estão ofendendo a minha honra. Primeiro que eu nem posso responder a nada pelo Ministério Publico do Estado. Eu tenho foro privilegiado, portanto, teria que ser algo em outra instância. Essa notícia tem prejudicado não só a minha pessoa como também minha família. Se essa informação inverídica for divulgada terá consequências legais muito graves, porque se trata de uma mentira”, advertiu o desembargador Raimundo Eufrásio durante entrevista ao GP1.

*Com a coloboração da repórter Germana Chaves que entrevistou o Desembargador Raimundo Eufrásio

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.