Fechar
GP1

Piauí

Grupo Matizes realiza campanha de doação de sangue neste sábado

A atividade será realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que fica localizado na Rua 1º de Maio, nº 235, Centro de Teresina.

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Grupo Matizes realiza, neste sábado (14), a partir das 9h, a campanha “Nosso Sangue Pela Igualdade”. A atividade será realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que fica localizado na Rua 1º de Maio, nº 235, Centro de Teresina.
Imagem: Eduardo MarchãoMarinalva Santana(Imagem:Eduardo Marchão)Marinalva Santana
O ato solidário visa estimular a doação de sangue no Piauí, além de promover o engajamento da sociedade para a revogação da Portaria nº 1.353/2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão ligado ao Ministério da Saúde, que proíbe a doação de sangue, por um período de 12 meses, por “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes”.

De acordo com a coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, a portaria é excludente e preconceituosa, estigmatizando uma ideia atrasada de que a AIDS é uma doença restrita aos gays.

“Não podemos admitir que, em um país onde número de doadores de sangue é ínfimo, prevaleça uma portaria que exclui parte da população LGBT de realizar essa ação solidária e salvar vidas”, reforça Marinalva, destacando, ainda, que a luta é pela igualdade de direitos.

Dados do Hemopi revelam que, no Piauí, apenas 1% da população doa ou já doou sangue. A média mensal de doadores também é baixa, chegando a cerca de 5 mil apenas. Esse número corresponde ao mesmo percentual do restante do país, que varia entre 1,8% a 2% da população, de acordo informações do Ministério da Saúde.

A campanha “Nosso Sangue Pela Igualdade” foi idealizada em 2010, fruto de uma luta que o Matizes trava desde 2006, quando provocou o Ministério Público Federal a ajuizar uma Ação Civil Pública questionando a restrição da Anvisa.

Desde então, o Matizes já realizou várias campanhas de doação de sangue no Hemopi e conseguiu duas reuniões com o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e com o atual presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e uma reunião com o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na busca de apoio e de sensibilização para a causa.

A campanha “Nosso Sangue Pela Igualdade” já recebeu moção de apoio da Assembleia Legislativa do Piauí e conta, ainda, com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Liga Brasileira de Lésbicas, dentre os outros órgãos e entidades civis.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.