Fechar
GP1

Piauí

Diretor do Detran fala sobre determinação do TCE após auditoria

O diretor afirma ainda que a segurança no trânsito vai ser intensificada nos próximos meses, com a realização de campanhas, ações e principalmente com a possível nomeação de 400 concursados d

Após análise de uma auditoria operacional realizada no Detran de janeiro de 2009 a dezembro de 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) fixou prazo de 60 dias para que o Detran apresente um plano de ação com o cronograma de atividades para diminuir o número de acidentes em Teresina. O órgão ainda determinou a aplicação de multa no valor de R$ 5.080 em caso de descumprimento.

De acordo com a Companhia de Policiamento Independente de trânsito (CIPTRAN), em Teresina, entre os meses de janeiro e abril deste ano, foram registrados 615 acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, com 372 vítimas. Onze pessoas morreram e 22 ficaram feridas. Pra ao TCE, foram apresentadas evidências da falta de ações mais efetivas para a redução desses acidentes.
Imagem: DivulgaçãoDetran(Imagem:Divulgação)Detran
Em nota de esclarecimento, o diretor do Detran, o vereador Jeová Alencar afirmou que o órgão já possui um plano de gestão para os próximos meses que cumpre as determinações do TCE.

O diretor afirma ainda que a segurança no trânsito vai ser intensificada nos próximos meses, com a realização de campanhas, ações e principalmente com a possível nomeação de 400 concursados da polícia militar do Piauí. Além disso, o órgão deverá passar por uma modernização, com a aquisição de 150 computadores e com achegada de cinco novas viaturas para intensificar as blitzes.

“Quanto à constatação de descontrole administrativo, embora a administração seja impessoal, só poderei responder por mim, e temos procurado realizar o melhor trabalho, com transparência e controle absoluto das atividades desenvolvidas”, disse Jeová Alencar.
Imagem: DivulgaçãoJeová Alencar(Imagem:Divulgação)Jeová Alencar

Confira a nota do Detran na íntegra:

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), esclarece a respeito da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) - que fixou um prazo de 60 dias para que o Detran-PI apresente um plano de ação com a adoção das medidas necessárias à implantação das recomendações e determinações sugeridas pela equipe que realizou auditoria operacional no Departamento - que a administração do órgão já possui um plano de gestão para os próximos 12 meses, atendendo desta forma a todos os requisitos indicados pelo TCE-PI.

No tocante à Escola Piauiense de Trânsito e às ações e campanhas educativas, o Detran-PI destaca que as campanhas ocorrem de forma continuada, obedecendo a um calendário de atividades previamente determinado com os parceiros de trânsito. Entre as ações realizadas recentemente, ressalta-se a presença de equipes da EPT no Festival de Inverno de Pedro II, adesão ao Movimento Maio Amarelo (que consistiu em humanizar e conscientizar os usuários de trânsito e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo) e programação educativa de trânsito especialmente direcionada às férias no litoral piauiense.

Sobre o efetivo de policiamento do trânsito, o Detran-PI esclarece que, com a perspectiva da nomeação de mais de 400 concursados da Polícia Militar do Piauí ainda este ano, o órgão solicitará o reforço no efetivo direcionado através de convênio com a PM-PI. O diretor-geral do Detran-PI, Jeová Alencar, ressalta que também estão sendo feitas melhorias em relação à parte de informática do Departamento, com a aquisição de 150 novos computadores. “Esse material irá possibilitar uma melhora significativa na qualidade do serviço prestado pelos funcionários, além de maior rapidez no atendimento ao usuário”, pontuou Jeová Alencar.

A reforma das principais Circunscrições Regional de Trânsito (Ciretrans) do Piauí também consta no planejamento do Detran-PI para os próximos meses, dando mais dignidade aos funcionários e aos usuários. Sobre os servidores do Detran-PI, que estariam desmotivados durante o período de realização da auditoria do TCE-PI, a atual gestão esclarece que vem realizando um trabalho de humanização e valorização dos servidores. Entre as ações desenvolvidas está a reativação das atividades no Clube dos Servidores do Detran-PI e reativação do consultório odontológico, com a contratação de dois novos dentistas e um clínico. Também está sendo construído um alojamento na sede do Detran-PI em Teresina para recepcionar os funcionários do órgão que vêm do interior do Estado.

Em relação aos altos índices de acidentes envolvendo motos, o diretor-geral do Detran-PI informa que, além das campanhas educativas que alertam para o uso de capacete, o órgão adquiriu cinco novas viaturas para intensificar as blitzes.

“Quanto à constatação de descontrole administrativo, embora a administração seja impessoal, só poderei responder por mim, e temos procurado realizar o melhor trabalho, com transparência e controle absoluto das atividades desenvolvidas”, conclui Jeová Alencar.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.