Fechar
GP1

Piauí

Audiência apresenta estudo sobre saneamento sanitário de Teresina

Técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentaram dados relacionados à situação do abastecimento de água e cobertura de esgoto em Teresina.

Em audiência pública realizada na sexta-feira (4) no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Governo do Piauí apresentou resultado dos estudos realizados sobre o saneamento na capital.

Técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentaram dados relacionados à situação do abastecimento de água e cobertura de esgoto em Teresina, além de um diagnóstico sobre a atual condição financeira da Agespisa, explicações sobre a parceria com uma empresa privada e exemplos de cidades brasileiras que já operam este modelo de trabalho.
Imagem: DivulgaçãoAudiência realziado no TCE(Imagem:Divulgação)Audiência realziado no TCE
Atualmente Teresina possui 98% de cobertura de água e apenas 18% de cobertura de esgoto, ou seja, cerca de 247 mil imóveis recebem água potável e apenas 35 mil famílias têm acesso a esgotamento sanitário.

O investimento necessário para alcançar universalização dos serviços de água e esgoto até 2031, data prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico, é de cerca de R$ 1,7 bilhões apenas para Teresina, chegando a R$ 3,9 bilhões se considerado todo o Piauí.

O diretor geral do Instituto de Águas, Herbert Buenos Aires afirmou que a subconcessão dos serviços da Agespisa em Teresina irá ajudar a atingir a meta. “Eu não tenho duvidas de que é o melhor caminho a ser trilhado pelo governo do estado para atender a população de Teresina. Hoje a produção de água em Teresina, a rigor, se nós tivéssemos um controle adequado da sua distribuição ela seria suficiente realmente para atender toda a população, mas a gente tem inúmeras tubulações para substituir e inúmeros investimentos para serem feitos e especialmente no que tange a questão do esgotamento sanitário e isso exige do governo uma ação imediata, até porque nós temos prazo”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.