Fechar
GP1

Piauí

Servidores do Ministério Público protestam contra projeto de lei

A categoria protesta contra projeto de alteração da lei n° 6.237/12 que visa reduzir os cargos comissionados efetivos para 10%.

Servidores do Ministério Público Estadual realizaram manifestação em frente à Procuradoria Geral de Justiça, na manhã desta quarta-feira (16). A categoria protesta contra uma proposta de alteração da lei estadual n° 6.237/12, que regulamenta o plano de cargos e carreiras dos servidores do Ministério Público. A alteração proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, visa reduzir os cargos comissionados efetivos para 10%. 
Imagem: SINDSEMPServidores protesta em frente à Procuradoria Geral de Justiça do Paiuí(Imagem:SINDSEMP)Servidores protesta em frente à Procuradoria Geral de Justiça
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público(SINDSEMP), teme que a aprovação do projeto resulte na fragilidade das relações trabalhistas e maior rotatividade de servidores dentro no órgão, que prejudicaria a prestação de serviços. 

Imagem: SINDSEMPServidores protestam na Procuradoria Geral de Justiça(Imagem:SINDSEMP)Servidores protestam na Procuradoria Geral de Justiça
 
“Com essa redução do percentual ele poderá colocar mais servidores sem vínculo no órgão, isso traz um prejuízo para os servidores efetivos e pra quem fez concurso. Porque o órgão vai ser composto com várias pessoas que não tem um vínculo, lembrando que o Ministério Público zela pela lei e a lei prevê concurso público. Então essa redução de 50% para 10% prejudica a categoria e a instituição”, disse Jorge Leal, secretário geral do SINDSEMP-PI. 

Imagem: SINDSEMPServidores protestam na Procuradoria Geral de Justiça(Imagem:SINDSEMP)Servidores protestam na Procuradoria Geral de Justiça
 
Representantes do sindicato vão à Assembleia Legislativa tentar conversar com os deputados que compõem a Comissão de Constituição de Justiça, para que o projeto não seja aprovado. 

Entenda o caso

O Procurador- Geral de Justiça Cleandro Moura enviou à Assembleia Legislativa o projeto de alteração da lei n° 6.237/12, visando diminuir o número de cargos comissionados efetivos no Ministério Público. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Cleandro Moura(Imagem:Lucas Dias/GP1)Cleandro Moura
A proposta altera o artigo 33 da lei, que regulamenta “O provimento dos cargos em comissão, por servidores efetivos das carreiras do Ministério Público, não será de percentual inferior a 50% (cinquenta por cento) dos cargos a serem ocupados”. De acordo com a alteração, o número dos cargos em comissão, por servidores efetivos de carreira, não deverá ser inferior a 10% dos cargos ocupados. 
 
A justificativa do procurador é que o órgão precisa respeitar os termos da Lei de Responsabilidade Fiscal e que a despesas com pessoal, do Ministério Público, é apenas 2% da receita líquida do estado.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.