Fechar
GP1

Piauí

Ministro da Educação demite professor da UFPI Iônio Silva

Além de ser demitido da Universidade Federal do Piauí, Iônio Silva ainda foi proibido de retorno ao serviço público federal.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, aplicou a penalidade de demissão ao chefe do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, Iônio Alves da Silva, atendendo parcialmente o relatório da Comissão de Inquérito nos autos de Procedimento Administrativo Disciplinar que tramitava desde 2011.  

  • Foto: Facebook/Iônio SilvaProfessor Iônio SilvaProfessor Iônio Silva

Iônio foi declarado culpado por valer-se do cargo para obter proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e da pratica de ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência, transgressões citadas no despacho do ministro e previstas na Lei que institui o regime jurídico dos servidores da União e Lei de Improbidade Administrativa, respectivamente.

O ex-servidor está impedido de retornar ao serviço público federal pelo prazo de 05 anos.

Iônio Silva ingressou no serviço público em 09 de junho de 1992 e percebia remuneração mensal de R$ 12.979,00.

  • Foto: Reprodução/Portal da Transparência Ionio ContrachequeIonio Contracheque

Professor Iônio

Procurado pelo GP1 na tarde desta terça-feira (13), o professor Iônio afirmou que o caso decorre de uma situação política interna da UFPI e só vai se manifestar sobre o caso após falar com seu advogado. “Eu já depus em vários locais sempre alertando que era uma questão política na Universidade e eu estou com advogado. Eu não entendo porque aconteceu isso, é questão jurídica e eu prefiro me manifestar só depois que eu conversar com meu advogado. Agora fica complicado para eu falar alguma coisa”, disse.

O professor também declarou que o processo envolvia outras pessoas e que não entende porque apenas ele foi penalizado. “Na época era um processo com várias questões envolvidas, mas o advogado ainda vai entender o processo. Tinha muitas coisas que estavam envolvendo tanto o reitor [Luiz Júnior] como outras pessoas. Só não entendo como é que eu sou um simples funcionário e vou ser demitido dentro de um processo que tem várias questões”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.