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Sine-PI atendeu mais de 125 mil pessoas neste ano de 2016

Para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, os números alcançados são resultados de um trabalho diário em prol dos trabalhadores.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) através do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI) e em convênio com o Ministério do Trabalho, presta serviços às pessoas no Piauí com o intuito de organizar o mercado e as vagas disponíveis de emprego.

Dentre os serviços prestados no Sine estão as orientações para o mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação de mão de obra, apoio ao trabalho autônomo e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social.

De janeiro a novembro de 2016 o Sine atendeu 125.310 pessoas no total, 40.959 atendimentos foram no polo central da capital e o restante distribuído nos 17 outros postos em todo o estado. O sistema obteve ainda 6.510 vagas captadas nas empresas, 19.961 inscritos no sistema, 9.262 encaminhamentos para o mercado de trabalho e ainda para o seguro-desemprego 74.930 pessoas foram atendidas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Gessivaldo Isaías Gessivaldo Isaías, secretário da Setre

Para participar do processo seletivo para alguma das vagas é necessário que o trabalhador se cadastre no sistema. A intermediação de mão de obra é realizada através do atendimento no balcão, que deve ser agendado no site do Sine.

O sistema solicita ainda que ao se dirigir ao atendimento o trabalhador porte os documentos de Rg, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificados de qualificação para facilitar o seu cadastro. Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente no setor de atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrário, o candidato será orientado a voltar ao Sine para acompanhar o processo de solicitação de vaga. Os dados devem ser atualizados sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Para o secretário da Setre, Gessivaldo Isaías, os números alcançados são resultados de um trabalho diário em prol dos trabalhadores. “Os resultados em atendimento no Sine nos fazem estar orgulhosos do trabalho realizado durante o ano, estamos sempre trabalhando para diminuir as taxas do desemprego e ofertar oportunidades e é através dessas atividades que mudamos a realidade de vida de muitas pessoas”, ressaltou o secretário.

O Sine conta com 18 postos de atendimento no estado, além de Teresina o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine, basta acessar o site www.sine.pi.gov.br

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