Fechar
GP1

Piauí

Programa de combate às drogas atua em mais de 70 cidades do Piauí

O PROERD foi implantado no Piauí, através de um decreto estadual, posteriormente ratificado por uma Lei Estadual, ainda no primeiro governo de Wellington Dias, em 2004.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) atua em mais de 70 municípios piauienses. O projeto é uma adaptação brasileira do programa americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education).

O PROERD foi implantado no Piauí, através de um decreto estadual, posteriormente ratificado por uma Lei Estadual, ainda no primeiro governo de Wellington Dias, em 2004. O programa possui quatro currículos: Kids (séries iniciais), 5º e 7º anos, e, ainda, o currículo pais ou responsáveis, voltado para os adultos, onde é trabalhada a estruturação familiar.

Em 2016, o município de Cocal do Piauí bateu o recorde de atendimentos do PROERD Kids, formando 1090 (mil e noventa) crianças. Ainda este ano, foram capacitados 29 policiais militares no curso de formação de Instrutores. Os municípios de Cristalândia, Corrente e Bom Jesus, extremo sul do estado, ganharam quatro policiais que, juntos, já capacitaram mais de 600 crianças em apenas três meses de PROERD.

  • Foto: DivulgaçãoProerd atua no combate às drogas e violênciaProerd atua no combate às drogas e violência

Em 2017, será implantado o PROERD para o ensino médio, que está em fase de tradução para português. De acordo com a Coordenação Estadual piauiense, a demanda é de todos os municípios, inclusive, da Secretaria de Estado da Educação, que já é parceira do programa com o fornecimento de grande parte do material utilizado para aplicação, também, nas escolas municipais.

Para a major Elizete Lima, coordenadora estadual do projeto, a prevenção é o meio mais eficiente e eficaz de combater o uso abusivo de drogas e, também, a violência. “Todos os anos batemos recorde de apreensão de drogas e de prisões ou apreensões de menores, e não vemos o reflexo disso nos índices de criminalidade, ou mesmo na sensação de segurança tanto almejada. Com o PROERD, nós queremos impedir que esse gelo se forme. Quando prevenimos que crianças, adolescentes e até adultos ingressem no mundo das drogas, nós estamos impedindo, também, na maioria das vezes, que eles ingressem no mundo da violência”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.