Fechar
GP1

Piauí

Empresa Brilho Serviços de Limpeza é acusada de ser de fachada

A empresa possui duas razões sociais e dois endereços, no entanto, o GP1 foi até os locais e ela não foi localizada em nenhum deles.

Mais uma empresa ligada ao grupo do empresário Helder Eugênio, proprietário do portal 180graus, é suspeita de ser meramente de fachada. A empresa em questão é a Brilho Serviços de Limpeza LTDA ou Brilho Construções LTDA – EPP, com situação semelhante à da AFG Serviços LTDA., que recebeu pagamentos efetuados pelo Governo do Estado, no valor de R$ 11.820.862,33 (onze milhões, oitocentos e vinte mil, oitocentos e sessenta e dois reais e trinta e três centavos), entre abril de 2010 a dezembro de 2013, na gestão de Wilson Martins, mesmo funcionando em três minúsculas salas de um pequeno prédio na rua Arlindo Nogueira.

Imagem: Lucas Dias/GP1/DivulgaçãoHelder Eugênio e Genivaldo Sousa(Imagem:Lucas Dias/GP1/Divulgação)Helder Eugênio e Genivaldo Sousa

A Brilho possui duas razões sociais e dois endereços, no entanto, não foi possível localizar a empresa em nenhum dos dois. Segundo o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ, a empresa tem como razão social Brilho Construções LTDA – EPP e funciona a Rua X, n° 3567, no Loteamento Planalto Uruguai. Já no Certificado de Regularidade do FGTS a empresa tem a razão social Brilho Serviços de Limpeza, com endereço a Rua Arlindo Nogueira, n° 444, em Teresina. Nos dois documentos o CNPJ é o mesmo 07.594.738/0001-73.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Endereço da empresa que consta na Receita Federal(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Endereço da empresa que consta na Receita Federal

Segundo depoimento prestado por Márcio de Sousa Lima, ex-empregado da Brilho, na Justiça do Trabalho, “a empresa pertence a Genivaldo Sousa, assessor tributário do 180graus e proprietário da AFG Serviços e que não tinha contato com a empresa”. Márcio era terceirizado e afirmou também “que a empresa Brilho pediu ao 180 Graus empregados para registrar com o fim de participar de Licitações”.

O juiz Adriano Craveiro Neves, da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, na sentença que condenou o Portal 180graus em reclamação trabalhista ajuizada por Márcio, deixou claro que, “não é crível que os empregados de uma empresa não mantenham contato com ela. Ainda que seja uma empresa de terceirização, é de ressaltar que todas as questões relacionadas ao contrato de trabalho são resolvidas na empresa terceirizada, pois o obreiro é vinculado a ela e não ao tomador de serviços. Assim, não me parece razoável que nem o autor nem a testemunha da ré, mesmo terceirizados da empresa Brilho, não soubessem, sequer, o endereço da empresa”.

Imagem: Brunno Suenio/GP1Endereço da empresa na rua Arlindo Nogueira não funciona a Brilho(Imagem:Brunno Suenio/GP1)Endereço da empresa na rua Arlindo Nogueira não funciona a Brilho

A sócia de Helder Eugênio no portal 180graus, Camila Maria de Carvalho Morais, reconheceu, em seu depoimento, o vínculo de Genivaldo Sousa com a Brilho: “que Genivaldo era proprietário da Brilho; que Genivaldo era contador e prestou serviços para o grupo;”.

Quadro de sócios e administradores

De acordo com o sitio da Receita Federal os sócios da Brilho Construções LTDA – EPP são Aede Maria Ferry de Oliveira (sócio administrador), irmã do sócio da AFG, Aurélio Ferry de Oliveira e o engenheiro Frederico Ribeiro Gonçalves Vasconcelos Rosendo.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, o advogado da empresa AFG Serviços, Igor Maciel, afirmou que desconhece a denúncia do funcionário da Brilho Construções. “O Genivaldo Sousa não tem participação em outra empresa a não ser na AFG. Eu desconheço essa denúncia”, disse Igor Maciel.

A assessoria do empresário Helder Eugênio informou que ele não vai se pronunciar sobre o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.