Fechar
GP1

Piauí

Servidores da Saúde de Picos ameaçam paralisar atividades

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 31, os servidores decidiram paralisar as atividades em caso de novo atraso nos salários.

Por unanimidade, servidores lotados na secretaria municipal de Saúde de Picos decidiram paralisar as atividades caso o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), volte a atrasar o pagamento dos salários da categoria. A decisão foi tomada em assembleia na manhã desta terça-feira, 31 de maio, na sede do sindicato.
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores decidem paralisar atividades caso o salário volte a atrasar(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores decidem paralisar atividades caso o salário volte a atrasar
Na assembleia os servidores decidiram que vão cobrar o cumprimento de um acordo celebrado dia 25 de junho do ano passado entre o Sindserm e a Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade a então representante da pasta, Maria da Conceição Portela Leal, reiterou o compromisso de o município efetuar o pagamento dos servidores até o décimo dia útil do mês subsequente.

Três dias após a celebração do acordo o suplente de vereador, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT), assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Desde então o problema do atraso no pagamento do salário dos servidores se agravou e os trabalhadores passaram a cobrar uma solução para o impasse.
Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores da Saúde cobram atualização dos salários(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores da Saúde cobram atualização dos salários
Diante dos constantes atrasos nos salários e do não reconhecimento do acordo pelo atual secretário municipal de Saúde Dudé, os servidores decidiram endurecer. Se até o próximo dia 14 de junho o pagamento referente ao mês de maio não sair, eles vão paralisar as atividades.

Além de cruzar os braços caso o pagamento dos salários não seja efetuado até o décimo dia útil do mês subsequente, os servidores estudam a possibilidade de promoverem manifestações de protestos. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema que enfrentam e, tentar sensibilizar o Padre Walmir (PT) a cumprir o que determina a legislação em vigor.
Imagem: José Maria Barros/GP1Assessor jurídico do sindicato foi quem conduziu a assembleia(Imagem:José Maria Barros/GP1)Assessor jurídico do sindicato foi quem conduziu a assembleia

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos efetuou ontem, 30, o pagamento referente ao mês de abril. Em nota, a gestão afirma que o problema acontece em função dos atrasos dos repasses financeiros de programas pertencentes ao governo federal e executados pelo Ministério da Saúde.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário de Saúde não reconehce acordo com o sindicato(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário de Saúde não reconehce acordo com o sindicato
Segundo a administração dependem desses repasses federais o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, Programa Saúde da Família (PSF), Programa de Saúde Bucal (PSB) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.