Fechar
GP1

Piauí

Instituições públicas ofertam 9.044 vagas para o Sisu no Piauí

Segundo o Ministério da Educação (MEC), no Brasil, a oferta de vagas aumentou 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Os três Institutos de Ensino Superior (IES) públicos do Piauí estão ofertando 9.044 vagas para a primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições iniciaram nesta terça-feira (24), e estão sendo feitas pelo site do Ministério da Educação (MEC), até sexta-feira (27).

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferta 3.374 vagas, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) oferece 3.765 oportunidades e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) tem disponíveis 1.905 vagas.

No Brasil

Nesta primeira edição do Sisu, serão ofertadas 238.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais distribuídas por todo o país. Segundo o MEC, a oferta de vagas aumentou 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.

  • Foto: MECSisu abre inscrições para o primeiro semestreSisu abre inscrições para o primeiro semestre

Inscrição

Ao acessar o site do MEC, o estudante precisa estar munido do número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), da senha, e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, onde os mesmos poderão ser alterados durante todo o período de inscrições (24 a 27 de janeiro).

A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando os pesos específicos de cada opção. A inscrição no Sisu é totalmente gratuita e pode ser feita até as 23h59 do dia 27 de janeiro. Após esse horário, o sistema será fechado para atualização e listagem dos pré-selecionados, definidos a partir das classificações em cada curso, de acordo com as notas obtidas no Enem.

Durante o período de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte, no entanto, é somente uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular sai no dia 30 de janeiro.

CALENDÁRIO DO SISU

Inscrições: 24 a 27 de janeiro

Chamada regular: 30 de janeiro

Prazo para entrar na lista de espera: 30 de janeiro a 10 de fevereiro

Matrícula da chamada regular: 3 a 7 de fevereiro

Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 16 de fevereiro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.