Fechar
GP1

Piauí

Deputado Nerinho comanda romaria à cidade de Canindé no CE

Romeiros saíram de Picos ontem a noite e só retornam no dia 2 de novembro após peregrinação às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte.

José Maria Barros/GP1 1 / 16 Antes de partir romeiros fazem algumas orações Antes de partir romeiros fazem algumas orações
José Maria Barros/GP1 2 / 16 Caravana conta com 25 ônibus Caravana conta com 25 ônibus
José Maria Barros/GP1 3 / 16 Caravana deixa Picos rumo a Canindé Caravana deixa Picos rumo a Canindé
José Maria Barros/GP1 4 / 16 Casal de romeiros Casal de romeiros
José Maria Barros/GP1 5 / 16 Deputado Nerinho anuncia o roteiro da romaria Deputado Nerinho anuncia o roteiro da romaria
José Maria Barros/GP1 6 / 16 Deputado Nerinho ao lado de romeiros Deputado Nerinho ao lado de romeiros
José Maria Barros/GP1 7 / 16 Deputado Nerinho diz que romaria é só para agradecer Deputado Nerinho diz que romaria é só para agradecer
José Maria Barros/GP1 8 / 16 Ex-prefeito José Néri de Sousa fala da tradição iniciada em 1975 Ex-prefeito José Néri de Sousa fala da tradição iniciada em 1975
José Maria Barros/GP1 9 / 16 Momento de oração Momento de oração
José Maria Barros/GP1 10 / 16 Nerinho fala aos romeiros antes da saída para Canindé Nerinho fala aos romeiros antes da saída para Canindé
José Maria Barros/GP1 11 / 16 Romaria conta com pessoas de todas as idades Romaria conta com pessoas de todas as idades
José Maria Barros/GP1 12 / 16 Romaria conta com pessoas de todas as idades Romaria conta com pessoas de todas as idades
José Maria Barros/GP1 13 / 16 Romeira diz que viagem é para pagar promessa Romeira diz que viagem é para pagar promessa
José Maria Barros/GP1 14 / 16 Romeiro em traje típico de São Francisco Romeiro em traje típico de São Francisco
José Maria Barros/GP1 15 / 16 Romeiros a espera da partida rumo a Canindé Romeiros a espera da partida rumo a Canindé
José Maria Barros/GP1 16 / 16 Romeiros aguardam momento da saída Romeiros aguardam momento da saída

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado licenciado Nerinho (PTB), comanda neste final de outubro e início de novembro, a 42ª romaria às cidades-santuário de Canindé e Juazeiro do Norte, situadas no estado do Ceará.

Liderados pelo deputado Nerinho, os romeiros deixaram Picos por volta das 21h30 de ontem, 30 de outubro, e só retornam no final da tarde de 2 de novembro. Ao todo, a caravana conta com 25 ônibus e cerca de 1.250 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Os romeiros seguiram primeiro para a cidade de Canindé, onde participam das celebrações de São Francisco de Assis. Em seguida, rumam com destino a Juazeiro do Norte para a Festa de Padre Cícero Romão Batista, retornando dia 2 de novembro para Picos.

Tradição

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa (PTB), a primeira romaria a Canindé e Juazeiro do Norte aconteceu no ano de 1975. De 2005 para cá a organização ficou a cargo do deputado Nerinho e nos últimos anos, devido a proibição da utilização dos caminhões paus de arara, a peregrinação acontece em uma única viagem, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Antes, os romeiros deixavam a cidade de Picos no dia 2 de outubro e seguiam para Canindé para a Festa de São Francisco de Assis, em 4 do mesmo mês. No dia 31 de outubro, seguiam rumo a Juazeiro do Norte para participar da Festa de Padre Cícero Romão Batista, cujo ponto alto acontece em 2 de novembro.

O ex-prefeito José Néri lembra que, a romaria inicialmente organizada por ele e depois pelo deputado Nerinho, não é fruto de nenhuma promessa. “Naquele tempo eu era representante da Antarctica e nesse período as pessoas me procuravam para pagar a passagem deles para Canindé e Juazeiro. Então eu percebi que não me custava nada, já que tinha a frota da
empresa e assim começou” – lembra.

Organizador da romaria desde 2005, o deputado Nerinho segue no último carro e coordena tudo. Momentos antes da saída são rezadas algumas orações pelos romeiros, que pedem proteção para que tudo dê certo na viagem.

“Nós só temos agradecer e é isso que estamos indo fazer em mais essa romaria! Esse ano são 25 ônibus e cerca de 1.250 pessoas que recebem café, almoço e janta. Deus no dá muito e isso é o pouco que podemos devolver através do agradecimento, da fé e das orações” – ressalta o deputado Nerinho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.