Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí garante início das aulas nesta segunda-feira

O governador Wellington Dias convocou todos os alunos a comparecer à escola em que está matriculado nesta segunda-feira (13).

Todos os alunos devem comparecer à escola em que está matriculado nesta segunda-feira (13).  A determinação é do governador Wellington Dias, que convida a todos os pais a levarem os filhos para escola e convoca os diretores e profissionais a receberem os estudantes.

Wellington afirma que o Governo atendeu às solicitações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), pois o Piauí é o único estado do Brasil que já vem pagando acima do piso nacional.  A Lei federal estabeleceu regra para pagamento do piso nacional para professores, com reajuste de 7,64%. Então, o piso nacional foi 2.135 para 2.298. O Piauí já pagava acima do piso, o valor de R$ 2.634,65. Com o reajuste de 7,64%, o salário dos professores estaduais vai para R$ 2.836,93. “Esse valor está acima do piso nacional e também respeitamos a data-base, janeiro, concedendo a primeira parcela de aumento”, diz o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Segundo Wellington, o Governo paga acima do piso nacional e mesmo assim aplicou o reajuste de 7,64%, respeitou a data-base. Então, não há razão legítima para greve. “O movimento de greve é ilegal e descabido”, disse, afirmando que o Governo já atendeu as demandas pretendidas pelo Sinte.  No ano passado, segundo o governador, a Justiça considerou a greve dos professores ilegal, pois o piso nacional foi honrado.

O Governo do Estado já acionou a Procuradoria Geral do Estado para entrar com pedido de ilegalidade da greve. “Nossa prioridade é a educação, aplicamos o reajuste, honramos a tabela de pagamento e já tínhamos agendado com o Sinte uma reunião para abril para ver a possibilidade de antecipar a segunda parcela do reajuste, conforme o comportamento positivo das receitas e contas do Estado”, explica o governador, declarando que vem fazendo todo o esforço para conceder esse aumento.

Além da questão do pagamento do piso, o governador citou programas de valorização do profissional de educação, como o programa de habitação e de premiação a escolas e profissionais por resultados alcançados.

O governador esclarece que o importante é chegar 2017 com o piso atualizado e o Piauí paga até mais, sendo a média das melhores escolas particulares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.