Fechar
GP1

Piauí

Assembleia vai tratar sobre destituição de diretoria da Unimed

Na pauta para o dia será feita a apresentação e análise da denúncia sobre as condutas dos membros da diretoria executiva apuradas em relatório conclusivo do Conselho Fiscal.

Será realizado na próxima segunda-feira (20) Assembleia Geral Extraordinária (AGE), pelo Conselho Fiscal da Unimed Teresina-Cooperativa de Trabalho Médico, que irá tratar sobre a destituição definitiva dos membros da diretoria executiva e a escolha da nova diretoria executiva provisória.

O encontro será realizado no Blue Tree Hotel Rio Poty marcada para às 17h a primeira convocação, onde é necessário a participação de pelo menos 2/3 dos cooperados. Caso isso não aconteça, então às 18h será a segunda convocação, que deve ter mais da metade dos membros cooperados, e às 19h será a terceira e última convocação, quando é necessária apenas a presença de 10 médicos. Atualmente a Unimed possui 987 médicos cooperados.

Na pauta para o dia será feita a apresentação e análise da denúncia sobre as condutas dos membros da diretoria executiva apuradas em relatório conclusivo do Conselho Fiscal de 27 de janeiro, além da eventual defesa dos envolvidos. Também será analisada a destituição definitiva dos membros da diretoria executiva. Se a destituição for aprovada pelos médicos, será feita a escolha dos novos membros da diretoria executiva provisória e a convocação de novas eleições.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Unimed Teresina Piauí Unimed Teresina Piauí

O edital de convocação, de 8 de fevereiro, é assinado pelos membros do Conselho Fiscal, o presidente Ricardo Parnaguá de Carvalho, e os conselheiros efetivos Arquimedes Cavalcante Cardos e Raimundo Nogueira de Sá Filho, além dos conselheiros suplentes, Hamilton de Sousa Mourão, Paulo Matheus Nunes e Carlos Rogério Nogueira dos Santos.

A diretoria executiva da Unimed é presidida pelo médico Leonardo Eulálio de Araújo Lima e o vice-presidente Luiz Edson dos Santos Costa.

Entenda o caso

Médicos cooperados ao Grupo Unimed em Teresina, que compõe o plano de Saúde Unimed e os Hospitais Unimed Ilhotas e Unimed Primavera, acusam a diretoria executiva do grupo de diversas irregularidades, como malversação dos recursos da cooperativa

Dentre as irregularidades apontadas estão: superfaturamento de reforma, aquisição de terrenos com preço acima do valor de mercado, credenciamento de clínica sem médico cooperado integrado ao seu quadro, descapitalização da receita líquida aplicada em banco e o lançamento de um relatório de gestão com dados mascarados.

No dia 20 de janeiro deste ano, o Conselho Fiscal da Unimed realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de mostrar algumas situações em que a diretoria executiva gerenciou mal a compra do hospital Unimed Primavera, em relação aos seus terrenos, e em relação a contratação de empresa pra fazer a reforma e ampliação.

Durante a assembleia, os cooperados votaram pelo afastamento da atual diretoria constituída pelo presidente Dr. Leonardo Eulálio, vice Dr. Luis Edson e o Superintendente Dr. Hiram. A votação foi de 97 votos a favor e 4 contra. No mesmo dia também foi votado pela constituição de um processo interno, dentro da Unimed.

A diretoria executiva entrou com liminar pedindo para suspender a assembleia do dia 20 de janeiro. Às 20h52, um oficial de justiça chegou com uma decisão judicial provisória emitida pelo desembargador Hilo de Almeida, que estava no plantão noturno do judiciário, mas a assembleia já tinha acontecido.

A assessoria jurídica do Conselho Fiscal ingressou com um pedido de Reconsideração. O desembargador Alencar revogou a liminar que suspendia a assembleia, tornando válida a AGE e tudo o quanto foi deliberado nela. Agora no dia 20 será discutida a destituição definitiva da diretoria.

Vídeo registra discussão entre médicos

Um vídeo gravado, no dia 24 de janeiro deste ano, registrou uma discussão durante Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Diretoria Executiva da Unimed. Na ocasião médicos criticaram o trabalho desenvolvido pela atual diretoria.

  • Foto: DivulgaçãoEdital de Convocação da UnimedEdital de Convocação da Unimed

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.