Fechar
GP1

Piauí

Câmara aprova cidadania picoense ao reitor Nouga Cardoso

O projeto decreto legislativo foi aprovado por unanimidade em segunda votação na sessão ordinária da tarde desta quinta-feira (23).

A Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão de ontem, 23, em segunda votação e, por unanimidade, projeto decreto legislativo concedendo o título de cidadania picoense ao reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Nouga Cardoso Batista.

Na primeira votação ocorrida dia 16 de março, o projeto fora aprovado por maioria, tendo em vista que na ocasião o vereador Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) anulou o seu voto. O parlamentar escreveu uma mensagem na cédula de votação, o que não é permitido segundo o Regimento Interno da Casa.

  • Foto: José Maria Barros/Gp1Projeto foi aprovado por unanimidadeProjeto foi aprovado por unanimidade

O projeto decreto legislativo é de autoria dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha; José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó, todos do PTB. Eles justificaram a iniciativa ressaltando os serviços prestados pelo homenageado em favor da comunidade picoense, especialmente na área da educação.

Nouga Cardoso Batista é natural do município de Monsenhor Gil, sendo um dos dez filhos de uma família de agricultores. Foi eleito reitor da Uespi no dia 23 de novembro de 2013.

  • Foto: José Maria Barros/Gp1Vereadores fazem a contagem dos votosVereadores fazem a contagem dos votos

Perfil

Nouga Cardoso Batista é Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em  Química Analítica pela mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Trabalhou como professor substituto no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, onde ministrou disciplinas na área de química geral, química orgânica e aplicada à radiologia. Foi professor efetivo na rede de educação do Estado do Maranhão, onde colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Maranhão, nos anos de 2002 a 2004.

Na UESPI, tem dedicação exclusiva e já exerceu várias atividades. Entre 2001 e 2003 exerceu a função de Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química e no ano de 2004 participou da Comissão de Modificação do Currículo do referido curso. 

  • Foto: José Maria Barros/Gp1Reitor da Uespi receberá título de cidadania picoenseReitor da Uespi receberá título de cidadania picoense

Foi membro do Colegiado do Curso de Química e do Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.  Tem vasta experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na área da pesquisa privilegiou o ensino e aprendizagem da química. 

Exerceu a função sindical, tendo sido presidente da Associação dos Docentes da UESPI- ADCESP e membro da Direção Nacional dos Sindicatos dos Docentes - ANDES.

Na UESPI ainda foi Coordenador Geral do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo local do Babaçu – Projeto GERATEC. Quando foi eleitor Reitor, era Vice-reitor na gestão do professor Carlos Alberto Pereira da Silva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.