Fechar
GP1

Piauí

Fábio Abreu afirma que laboratório de DNA ficará pronto em 2018

Segundo o secretário, o projeto, avaliado em 3 milhões de reais, já está em andamento.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Fábio Abreu, declarou em entrevista ao GP1 na última quinta-feira (02) que o laboratório de exame de DNA da Polícia Científica do Piauí deve ficar pronto em 2018. O Estado não possui laboratório próprio e todos os exames são realizados fora, a fim de resolver os crimes.

Segundo o secretário, o projeto, avaliado em 3 milhões de reais, já está em andamento. Ele contou que a construção deve ser iniciada tão logo seja definido o local. “O processo de licitação está finalizado, temos agora outras duas situações: a estrutura física e os equipamentos, que são muito caros, mas este ano ainda iniciamos a construção do prédio e acredito que até o próximo ano a gente tenha esse laboratório funcionando”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Secretário Fábio AbreuSecretário Fábio Abreu

Fábio Abreu informou ainda que a aquisição dos equipamentos do laboratório será feita pelo Governo Federal. “Fui até a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e me garantiram o fornecimento destes equipamentos”, finalizou.

Recentemente, alguns casos em que foram necessárias as realizações de exames de DNA pela Polícia Científica no Piauí ganharam destaque, como o acidente automobilístico em que quatro pessoas morreram carbonizadas e ficou impossível a identificação destas. Fábio Abreu chegou a se manifestar, garantindo esforços para que fosse realizada a identificação das vítimas da tragédia.

Sindicato dos Peritos

O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado (Sindiperitos) do Piauí vem denunciando o “sucateamento” da Polícia Científica, que abrange os institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal. De acordo com o presidente do Sindiperitos, Jorge Andrade, quase 99% dos casos de estupro ocorridos no Estado ficam sem resposta, pela ausência do laboratório de exames de DNA.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.