Fechar
GP1

Piauí

TJ-PI inicia ações para o combate à violência familiar

O Juiz Auxiliar da Presidência, Antonio Oliveira, que coordena a Semana no TJ-PI, explica que a exemplo das campanhas anteriores, serão realizadas audiências e ações multidisciplinares.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) iniciou nessa segunda-feira (06-03) a VII Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada por todos os tribunais de Justiça do país.

No Piauí, a Semana acontece de 06 a 10 de março com a realização de 70 audiências de instrução e julgamento e mais 41 audiências preliminares. Todas as Comarcas do estado podem realizar ações neste sentido, mas a concentração ocorrerá nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina.

O Juiz Auxiliar da Presidência, Antonio Oliveira, que coordena a Semana no TJ-PI, explica que a exemplo das campanhas anteriores, serão realizadas audiências e ações multidisciplinares.

“Nos dias 7, 8 e 9, portanto, hoje, quarta e quinta, nossa equipe multidisciplinar, formada por Psicólogos, Assistentes Sociais e auxiliares, estarão nos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) Sul, Leste e Norte, respectivamente, levando palestra para as equipes do Programa Saúde da Família. A ideia é retransmitir as informações da Semana para que estes profissionais, quando forem visitar as famílias, possam conversar com elas e mostrar a importância do combate à violência familiar”, destaca o magistrado.

PARCEIROS

Esta VII Semana conta com seus tradicionais parceiros: OAB-PI, MPE-PI, Defensoria Pública e as Coordenadorias Estadual e Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. E tem uma novidade.

“Na sexta-feira, dia 10, vamos palestrar para um grupo de mais de 100 padres de todo o estado, que estão em um retiro no bairro Socopo. O convite veio do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, e será muito importante, porque teremos a oportunidade de repassar as informações da Semana para os padres. Como sabemos, os grandes formadores de opinião. A ideia é que eles posam levar estas informações para suas comunidades, para seus sermões, mostrando a importância de uma conscientização quanto ao combate à violência familiar, sobretudo, a violência contra a mulher”, explicou o juiz Antonio Oliveira.

META

“Um dos principais pontos da campanha é a conscientização das famílias quanto à importância do combate à violência familiar, na maioria das vezes, ocorrida contra a mulher. As audiências e julgamentos de processos complementam esta nossa meta”, evidencia o Coordenador da Semana, juiz Antonio Oliveira.

CONQUISTA

O juiz Antonio Oliveira ressalta que uma grande conquista da Semana no TJ-PI foi a sala de acolhimento. Ele destaca que no local, profissionais acolhem as mulheres que vêm para as audiências, para que não fiquem nos corredores tendo contato com a outra parte, normalmente, a agressora. Em contato com elas, reforça o juiz, a equipe explica como vai ser a audiência e repassa orientações importantes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.