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Piauí

Sesi realiza ações do Programa na Articulação do Ensino Médio

Nos s dias 26 e 27 de maio foi feito uma contextualização do programa EBEP no Departamento Regional do Piauí.

As ações do (EBEP) Programa na Articulação do Ensino Médio, oferecido pelo SESI, com educação profissional técnica de nível médio oferecida pelo SENAI, estão sendo intensificadas por meio de realização de atividades de integração e articulação com a equipe docente das duas instituições, gestores e coordenadores.

Neste sentido, nos dias 26 e 27 de maio foi feito uma contextualização do programa EBEP no Departamento Regional do Piauí. Na ocasião foi tratado sobre a estrutura de funcionamento do Regional do Piauí, histórico de atendimento e os próximos desafios e as propostas metodológicas de ensino e aprendizagem das duas Instituições. A atividade aconteceu na Escola Integrada Dep. Moraes Souza, em Parnaíba.

O SENAI apresentou a Metodologia “SENAI de Educação Profissional”, que tem em sua essência a mediação da aprendizagem como um dos princípios norteadores da ação docente em sala de aula, bem como a elaboração e desenvolvimento de situações de aprendizagem desafiadoras, como forma de se promover uma educação que mobilize o saber, o saber fazer e o saber ser, no alcance de competências requeridas para uma determinada ocupação.

Já o SESI apresentou os “Serviços educacionais”: fundamentos pedagógicos; proposta de educação emancipatória, a política e diretrizes da Rede SESI de Educação que está baseada na responsabilidade social, na ecossustentabilidade; respeito e valorização da diversidade; avaliação da aprendizagem como processo pedagógico emancipador e de construção do conhecimento e na busca de coerência entre o paradigma teórico, os objetivos educacionais e o fazer pedagógico.

  • Foto: Divulgação/AscomEBEP reúne-se em Parnaíba para tratar das atividades do programaEBEP reúne-se em Parnaíba para tratar das atividades do programa

A integração entre a equipe ficou evidenciada com atividades realizadas em grupos, por meio de relatos, em que declararam situações de superação de desafios no trabalho de integrar alunos e docentes. Ao final, foi apresentada a proposta de Metodologia de Articulação dos Currículos da Educação Profissional com Educação Básica que propõem a intercomplementaridade, mantendo-se a identidade de ambas as instituições.

No enceramento da atividade foi realizada uma prática de articulação do currículo, com o levantamento e o mapeamento dos conteúdos da Educação Básica que darão suporte a Educação Profissional.

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