Fechar
GP1

Piauí

Sistema prisional do Piauí já registrou 7 mortes violentas este ano

De acordo com dados da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus, foram registradas sete mortes violentas no primeiro semestre deste ano, enquanto no ano passado foram oito.

A Secretaria de Justiça do Piaui (Sejus) informou, nesta terça-feira (18), que o número de mortes violentas no sistema prisional do Piauí caiu no primeiro semestre de 2017 em comparação com o mesmo período em 2016. De acordo com dados da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus, foram registradas sete mortes violentas no primeiro semestre deste ano, enquanto no ano passado foram oito.

  • Foto: Divulgação/AscomCorredores reformados da Penitenciária Irmão GuidoCorredores reformados da Penitenciária Irmão Guido

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, contestou os dados divulgados. "Nós contabilizamos nove mortes. Eles não colocaram o enforcamento de um detento dentro de uma viatura durante uma transferência, aquilo foi uma execução”, informou.

Para Kleiton Holanda ainda é cedo para considerar que tenha ocorrido uma diminuição. “Semana passada mesmo houve uma tentativa de homicídio na penitenciária de Esperantina. Por pouco, se não fosse a ação rápida dos agentes já seria outro número. Porque o que mais provoca mortes é a superlotação e isso não foi resolvido, não está nem perto de ser resolvido”, ressaltou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Entrevista com Kleiton HolandaKleiton Holanda

A Sejus também divulgou uma queda no número de mortes naturais. No primeiro semestre de 2017 foi registrada uma, enquanto no mesmo período do ano passado foram três. A Secretaria atribui a queda a melhorias na política de saúde prisional.

“Estamos avançando, principalmente, na política de atenção à saúde e assistência social aos presos, com campanhas de vacinação, testes de saúde e atendimento médico e psicossocial permanente, por exemplo”, explicou a coordenadora de Assistência Social Prisional, Suzana Marreiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.