Fechar
GP1

Piauí

Sebastião Ribeiro Martins é eleito presidente do TJ-PI

Os novos eleitos assumem seus cargos dia 7 de janeiro de 2019.

Divulgação/Ascom 1 / 6 Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí
Divulgação/Ascom 2 / 6 Sebastião Ribeiro Martins Sebastião Ribeiro Martins
Divulgação/Ascom 3 / 6 Sebastião Ribeiro Martins é eleito presidente do Tribunal de Justiça Sebastião Ribeiro Martins é eleito presidente do Tribunal de Justiça
Divulgação/Ascom 4 / 6 Sessão ocorreu nesta manhã Sessão ocorreu nesta manhã
Divulgação/Ascom 5 / 6 Sebastião foi eleito presidente do TJ Sebastião foi eleito presidente do TJ
Divulgação/Ascom 6 / 6 Desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí Desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí

O Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu em meio a discussões nesta segunda-feira (1º), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins como novo Presidente do Tribunal para o biênio 2019-2020. A nova diretoria é formada ainda pelo desembargador Haroldo Rehem (vice-presidente), desembargador Hilo Almeida (Corregedor Geral da Justiça) e Oton Mário Lustosa (vice-Corregedor).

O novo Presidente do TJ-PI, Sebastião Martins reforçou sua fala durante a sessão de eleição e afirmou que trabalhará para a aumentar a produtividade no tribunal.

“Vamos trabalhar para aumentar a produtividade dos magistrados e servidores, que é a Meta 1 do CNJ. Se um juiz recebe 1.000 processos, deverá julgar 1.001. Estamos recebendo um Judiciário estruturado e isso vai facilitar nossas ações. A outra meta é fortalecer a política de mediação e conciliação, com a ajuda dos magistrados, para que desafoguemos o Judiciário, evitando que mais ações cheguem até nós, e buscando conciliar as demandas já existentes. Esta política é novidade e deve ser encarada como prioridade”, afirmou o atual presidente do TRE-PI.

Os novos eleitos assumem seus cargos dia 7 de janeiro de 2019. Para assumir a nova função, Sebastião Martins, deverá renunciar ao cargo que exerce atualmente no Tribunal Regional Eleitoral.

Votação

Para vice-presidente, corregedor e vice-corregedor a votação foi unânime, sendo totalizado 19 votos, tendo em vista a ausência justificada do desembargador Ribamar Oliveira. Para presidente, foram 18 votos, havendo uma abstenção por parte do desembargador Ricardo Gentil.

A discussão durante a votação se iniciou quando o desembargador Ricardo Gentil criticou o critério de antiguidade utilizado para justificar a escolha de Sebastião Martins para o cargo. O atual presidente do TJ-PI, Erivan Lopes, discordou das colocações do colega desembargador e disse em uma de suas falas que é preciso ter “equilíbrio emocional”.

“Para sentar nesta cadeira (presidência), tem que ter equilíbrio emocional, racional e ter tolerância até para aceitar os insultos mais absurdos e injustos que possam parecer. Por isso que vossa excelência não esta sendo hoje eleito para ser presidente, porque o tempo e a história mostra que você não está preparado”, disse se referindo ao colega Ricardo Gentil.

Neste momento, Gentil interrompeu o presidente e afirmou: “você não me intimida, se a carapuça serviu”, rebateu.

O presidente refurtou: “tenha educação, eu não lhe dei a palavra", e continuou seu discurso.

Continuidade

A nova Diretoria substituirá a atual, formada pelos desembargadores Erivan Lopes (Presidente), Ricardo Gentil (Corregedor Geral da Justiça), José James (Vice-Presidente) e Brandão de Carvalho (vice-corregedor).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.