Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias anuncia construção de miniusinas de energia solar

A PPP das Miniusinas de Energia Solar atenderá prioritariamente os órgãos da Administração Pública Estadual.

Na manhã dessa segunda (15), o governador Wellington Dias se reuniu para decidir o futuro dos projetos de parceria público-privada e aprovou a PPP das miniusinas de energia solar.

Com base em dados do ano de 2017, o custo anual com energia elétrica de 81,4% dos órgãos da administração pública estadual foi de R$ 46,1 milhões de reais. A partir da PPP das miniusinas, o parceiro privado será responsável pela construção, operação, manutenção e gestão de 08 miniusinas de geração de energia solar fotovoltaica. O Estado vai ter uma economia anual de aprox R$ 6,4 milhões, com perspectiva de ser ainda maior.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington em reunião no Palácio de KarnakWellington em reunião no Palácio de Karnak

Wellington Dias, afirma que este é um projeto pioneiro no Brasil e no mundo. "Serão oito miniusinas com cada produzindo cinco megawatts cada uma, que vão compensar a geração de energia consumida pelo Estado. O lado bom é que vamos consumir energia limpa, em segundo o Piauí contribuirá na geração de energia solar e valorizará esse sistema de miniusinas", explicou o chefe do executivo.

O governador explicou ainda que a escolha das cidades se deu a partir de determinados critérios. "As cidades foram escolhidas a partir da existência do terreno de propriedade do Estado nas proximidades de um ponto de conexão aprovado pela Eletrobras. Foram colocadas 25 alternativas e dessas foram escolhidas oito", explicou.

Esse projeto tornará a Administração Pública Estadual autossustentável em relação a própria demanda por energia elétrica e criará um excedente (energia limpa maior que a necessária) para projetos estratégicos.

As oito miniusinas serão instaladas em Valença do Piauí, Caraúbas do Piauí, Campo Maior, Nazária, União, Piracuruca, Altos e Miguel Alves. Juntos, os investimento serão na ordem de 173.416.904,00 com prazo de 25 anos.

Sobre o processo licitatório, a superintendente de Parcerias e Concessões, explica que a previsão é que em janeiro aconteça a licitação. "Nós vamos para uma licitação em quatro lotes, em que cada lote terá oito mini usinas. Nossa perspectiva é lançar o edital em janeiro de 2019", afirmou Viviane Moura.

Além disso, a PPP de miniusinas terá uma geração de aproximadamente 40 empregos diretos e 600 indiretos, um crescimento econômico na esfera municipal em que funcionarão as oito mini usinas e um crescimento no PIB do Piauí.

O projeto atua também na indução ao uso de energia limpa nos municípios beneficiados, captação e qualificação de mão-de-obra egressa da população carcerária, proteção ao meio ambiente e cumprimento da Lei Nº 6.888 de 16 de Outubro de 2016 que trata da eficientização de consumo de energia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.