Fechar
GP1

Piauí

Gilberto Kassab implanta Programa Internet para Todos no Piauí

Ele foi recebido no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, pelo governador Wellington Dias (PT) e pelo deputado Júlio César (PSD).

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Gilberto Kassab é recepcionado em Teresina Gilberto Kassab é recepcionado em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Gilberto Kassab em Teresina Gilberto Kassab em Teresina
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Júlio César, Wellington Dias e Gilberto Kassab Júlio César, Wellington Dias e Gilberto Kassab
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Wellington Dias, governador do Piauí Wellington Dias, governador do Piauí
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Governador Wellington Dias cumprimenta o ministro Gilberto Kassab Governador Wellington Dias cumprimenta o ministro Gilberto Kassab
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Deputado Júlior César, ministro Gilberto Kassab e deputado Georgeano Deputado Júlior César, ministro Gilberto Kassab e deputado Georgeano
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Deputado Júlior César e ministro Gilberto Kassab Deputado Júlior César e ministro Gilberto Kassab

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), chegou ao Piauí na manhã desta quarta-feira (25), para instalar o Programa Internet Para Todos. Ele foi recebido no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, pelo governador Wellington Dias (PT) e pelo deputado Júlio César (PSD).

O ministro afirmou que é uma alegria chegar ao Piauí para instalar um programa que vai trazer inclusão digital para todo o país. "Gostaria de registrar a imensa alegria de vir ao Estado do Piauí e chegar com um programa que foi idealizado no nosso Governo junto com a Telebrás, junto com o Presidente da República e junto com todos os demais ministérios e que permitirá a 53 milhões de brasileiros ter acesso a internet, internet ou na sua casa ou no seu local de trabalho, ou na escola de seus filhos ou nos equipamentos de saúde que tratam da sua saúde. É realmente algo que precisa ser realçado nesse momento tão importante na inclusão digital do país. Um programa de inclusão social com uma amplitude muito grande baseado na inclusão digital”, disse.

A primeira cidade do Piauí escolhida para ser contemplada pelo o programa foi União. Segundo o ministro, o objetivo do programa é chegar em todos os municípios do Brasil. “Todos os municípios brasileiros vão ser beneficiados. É um programa para todo o território nacional. Nós iniciamos na semana passada em Roraima e já está funcionando na cidade de Bacarama, em diversas escolas, equipamentos de saúde e mais três municípios ao longo de 10 dias. E aqui no Piauí, começando em União, mas um programa que será estendido também a todo estado, a todos os municípios do Piauí”, informou o ministro.

Kassab explicou ainda que em órgãos públicos, a internet será gratuita, mas para uso pessoal terá um custo simbólico. “Nas escolas e nos equipamentos de saúde a internet é gratuita, para os alunos, professores, para os médicos e pacientes. Nas localidades, ela terá um valor de tarifa muito baixo, um custo muito baixo porque é um programa isento de tributos, seja os tributos municipais, estaduais, da união, mas é evidente que terá um custo, um custo muito mais baixo que o telefone comum, mas terá um custo. A implantação é custo zero para as prefeituras. Estamos por exemplo hoje indo a cidade de União e implantando gratuitamente toda a rede", completou Kassab.

Para o governador Wellington Dias, o programa vai melhorrar consideravelmente a qualidade de vida do piauiense em diversos aspectos. "Nós temos uma integração de um programa moderno. Um programa que melhora fortemente, do ponto de vista da tecnologia a qualidade de vida no Piauí, a qualidade para os investidores, a perspectiva de mais investimentos que é o programa do Governo Federal, Internet Para Todos. Um programa que tem como base um satélite brasileiro que permite a gente chegar com alta velocidade, como vai acontecer a partir de hoje em União e vai permitir os 224 municípios ter comunicação a cima de 4GB em povoados, em assentamentos, acima de 10GB integrado com rede de fibra ótica, o Piauí Conectado, que já chegou em União, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Picos, Teresina, ou seja, você ter a condição do Piauí sair de 1GB de potência na comunicação, para 45 GB de potência na comunicação", destacou o governador.

"O povo ganha com isso tele-educação, ensino superior com professor presencial e com professor que a gente não pode ter naquele município podendo dar aula de outra cidade. Telemedicina, já testamos, foram feitas cirurgia de coração com médico presencial e médicos acompanhando pela internet. Segurança, você ter câmeras de segurança nas fronteiras do estado fazendo esse monitoramento. Garantir qualidade de vida no setor público e no setor privado, o comércio, os bancos, os prestadores de serviços poderem ter alta tecnologia. É um investimento grande, no Brasil, cerca de R$ 3 bilhões e 200 milhões foram investidos", completou Wellington Dias.

O deputado Júlior César (PSD), recepcionou o ministro e disse que os próximos municípios contemplados com o programa serão Miguel Alves, Barras e Alto Longá. "O ministro lançou na fronteira com Venezuela, em Roraima e o segundo estado brasileiro que ele vem lançar é aqui no Piauí. Vai lançar e instalar hoje a antena. Vai entrar antena em quatro escolas a partir de hoje e também vai deixar equipe para durante 20 dias, instalar em todo o município de União. Como também ele pediu mais outros municípios para instalar em União, Miguel Alves, Barras e Alto Longá. São municípios próximos aqui de Teresina que vão lançar e em seguida vão lançar para os municípios do interior de modo geral. Nós vamos aqui acompanhar com o ministro, para que ele faça tudo este ano, porque a execução deste programa é muito importante para a inclusão digital do povo do Piauí", comemorou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.