Fechar
GP1

Piauí

Estudante da UFPI diz que não violou o SIGAA ao enviar mensagem

De acordo com o universitário, a sua verdadeira intenção era "quebrar o clima tenso" do último período na instituição.

O estudante Bruno Nascimento Maciel, do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entrou em contato com o GP1 após a instituição afirmar nesta quarta-feira (02), que acionou a Polícia Federal para investigar o envio em massa de mensagens para os membros da unidade. Ele é o responsável por enviar uma mensagem de Feliz Ano Novo para os alunos da instituição por meio do sistema SIGAA.

De acordo com o universitário, a sua verdadeira intenção era "quebrar o clima tenso" do último período na instituição e devido a isso não considera sua ação uma violação ao bom funcionamento do sistema.

Ainda de acordo com Bruno, ele não rackeou o sistema, apenas utilizou "as próprias funcionalidades que a plataforma oferece e que qualquer aluno tem acesso”.

UFPI aciona a PF para investigar as mensagens

A Universidade Federal do Piauí informou nessa quarta-feira (02) que a instituição acionou a Polícia Federal do Piauí após ocorrer o envio em massa de mensagens para milhares de membros da instituição por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Apesar do conteúdo ter sido considerado inofensivo, criou-se a suspeita de que um estudante teria hackeado o sistema da instituição.

Por meio de nota a UFPI esclareceu que o sistema não foi invadido e que “O aluno responsável utilizou-se alguma ferramenta para automatizar o envio de mensagens para várias pessoas simultaneamente, via caixa postal do próprio sistema, com conteúdo de autopromoção/divulgação”, esclareceu a instituição.

Confira a nota do estudante na íntegra:

Me chamo Bruno do Nascimento Maciel. Gostaria de tornar pública minhas intenções em enviar as mensagens aos alunos, meu único objetivo era quebrar o clima tenso do último período.

Não considero minha ação uma violação ao bom funcionamento do sistema, utilizei apenas as próprias funcionalidades que a plataforma oferece e que qualquer aluno tem acesso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.