Fechar
GP1

Piauí

Governador Wellington Dias nomeia 50 novos agentes penitenciários

O secretário de Justiça Daniel Oliveira esteve presente na solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 13 Wellington Dias nomeia agentes penitenciários Wellington Dias nomeia agentes penitenciários
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 13 Solenidade aconteceu no Karnak Solenidade aconteceu no Karnak
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 13 Regina Sousa e Wellington Dias Regina Sousa e Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 13 Wellington Dias e Rejane Wellington Dias e Rejane
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 13 Daniel Oliveira Daniel Oliveira
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 13 Regina Sousa Regina Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 13 Agentes nomeados Agentes nomeados
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 13 Autoridades presentes Autoridades presentes
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 13 Secretário Daniel Oliveira Secretário Daniel Oliveira
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 13 Wellington discursando Wellington discursando
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 13 Wellington Dias Wellington Dias
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 13 Secretário de Segurança Rubens Pereira Secretário de Segurança Rubens Pereira
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 13 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias nomeou, na tarde desta quarta-feira (09), aos 50 novos agentes penitenciários aprovados no último concurso público. O secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira esteve presente na solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak.

Em seu discurso, o governador disse que o estado está dando um passo muito importante na área da Justiça: “Nós estamos dando um passo desafiador no Piauí, estamos fazendo um processo de mudança. Desde 2016 nós iniciamos uma tratativa pra uma inovação nessa área do sistema de segurança da Justiça, claro que, com os problemas que nós temos, o sistema não está bom, não está bom para a sociedade e não está bom para quem trabalha nele, então, nós precisamos experimentar o novo”.

Wellington falou ainda da parceria com o Canadá e do sistema implantado lá que permitiu a redução nos números de crimes e de presos: “Em 2015 eu me dediquei a conhecer alguns sistemas e eu estava atrás de um sistema que pudesse resolver duas coisas, como reduzir a criminalidade e como reduzir a população carcerária. Vários lugares do mundo fizeram mudança nas últimas três décadas. Nós temos uma parceria com o governo do Canadá, fui pessoalmente conhecer, Daniel esteve lá comigo, outros países também avançaram, mas esse país nós estamos tendo referência porque é o lugar do mundo que mais reduziu a criminalidade e mais reduziu a população carcerária, é um sonho”, explicou.

“Nós estamos encaminhando à Assembleia Legislativa um conjunto de projetos que tem por objetivo uma reorganização no nosso sistema com aquilo que é ponto importante, nesse ponto a gente tem avançado, que é a prevenção que o trabalho feito especialmente com a Polícia Militar e com a inteligência, e isso tem dado resultado, já não é mais uma proposta é algo que dá resultado”, argumentou.

Secretário Daniel Oliveira

Segundo o secretário, a expectativa é que até o fim da validade do concurso, todos os aprovados sejam nomeados: “Esse é um cronograma parcial, nós estamos agora na segunda etapa de nomeações e a terceira etapa está prevista para o mês de abril. O concurso tem validade de 2 anos prorrogável por mais 2 e nós esperamos que ao longo desse período, todos estejam convocados”, afirmou.

“Estava com quase 10 anos que tínhamos tido o último concurso da secretaria de Justiça e o nosso governador, mesmo com toda a dificuldade em relação à folha de pagamento, tem priorizado essa área e assim queremos seguir”, declarou Daniel.

Questionado sobre como está o sistema prisional do Piauí, Daniel respondeu: “Também com essa ação aqui e com outras de prevenção juntamente com outros órgãos da área de segurança pública estamos trabalhando dentro da estabilidade, ordem, e disciplina”.

Daniel destacou ainda o trabalho que tem sido feito com os presos para que tenham oportunidades quando deixarem os presídios: “Nós temos buscado dar essas oportunidades, claro, que não são todos que agarram, mas a grande maioria tem recebido qualificação, estudo, oportunidades na instrução com relação a emprego e renda e cursos nas mais diversas áreas e é assim que nós queremos ajudar a transformar o sistema prisional do Piauí”, garantiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias nomeia novos agentes penitenciários nesta quarta

Wellington Dias confirma nomeação de 50 agentes penitenciários

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.