Fechar
GP1

Piauí

Nouga Cardoso diz que UESPI não patrocinou palestra sobre ânus

"Não tem nenhum custo, nenhuma despesa do estado aplicada nisso”, garantiu o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Uma palestra que será realizada durante a II Semana do Centro Acadêmico de Filosofia (CAF) da Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba, tem sido bastante criticada nas redes sociais e dentro da própria instituição.

O minicurso intitulado “A filosofia como modo superior de dar o c*: ressonâncias entre Teoria Queer e a atividade filosófica” será ministrado pelos professores e mestres e Roberta Liana Damasceno Costa e Thiago Ayres de Menezes Silva, no dia 16 de maio.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Reitor da Uespi, Nouga CardosoReitor da Uespi, Nouga Cardoso

O GP1 conversou, na tarde da última sexta-feira (10), com o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, sobre o caso que ganhou repercussão. Segundo ele, os campi têm autonomia didática para discutir sobre temas que acharem relevante. “As universidades gozam de autonomia administrativa e didática, que diz respeito a comunidade acadêmica que é livre para discutir aquilo que ela entender que é importante ser discutido, não existe nenhum tipo de retaliação”, afirmou.

Recursos públicos

Ele garantiu ainda que não há nenhum recurso da universidade na realização do evento. “Não tem nenhum custo, nenhuma despesa do Estado aplicada nisso”, declarou.

O reitor falou também que não há nenhuma reclamação sobre o caso. “Não existe, até essa data, nenhuma solicitação de quem quer que seja, formalmente, à universidade para que a Uespi se posicionasse em relação a esse evento”, declarou.

Ministério Público pode pedir suspensão de palestra

Para fazer uma reclamação deve ser necessário que uma pessoa legalmente constituída entre com um recurso. Nouga explicou quem pode recorrer. “O Ministério Público, Sociedade Civil Organizada, eles podem entrar com recurso, aí vai para um Conselho Superior para que se debata para dizer se podia acontecer ou não, mas dificilmente os conselhos da universidade iriam de alguma forma tentar cercear o direito das unidades de fazer qualquer tipo de discussão”, finalizou.

NOTÍCIA RELACIONADA

Se for para patrocinar curso sobre c*, Bolsonaro acerta ao cortar verba para Uespi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.