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HGV participa de capacitação para reduzir filas de espera por cirurgias

A iniciativa, que entra em seu quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) é uma das 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde que tem como principal foco a redução de filas para cirurgia. O 3º Workshop do Projeto aconteceu nesta sexta-feira (23) e reuniu profissionais das diversas áreas do hospital. A iniciativa, que entra em seu quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento.

Para Adriano Sales Fernandes, consultor do Projeto e especialista em processos do Hospital Sírio Libanês, a participação do HGV está atendendo às expectativas. “Nessa última visita presenciamos bons resultados. Somente em um dia, três cirurgias deixaram de ser suspensas por conta de tomadas de ações identificadas no Huddle (micro-reuniões que acontecem três vezes ao dia diante do painel do mapa cirúrgico), pois conseguimos realocar”, conta Adriano Sales. Segundo o consultou, o acompanhamento e gerenciamento do painel possibilita encontrar problemas que acontecem no meio do processo, evitando que algo saia fora do planejado.

"O Projeto Lean tem contribuído com o treinamento da equipe em ferramentas de gestão muito importantes para a melhoria da gestão hospitalar, otimizando os fluxos e giro de leitos. Esperamos ao final do Projeto alinhar melhor o funcionamento do centro cirúrgico e reduzir as filas de espera por cirurgias no HGV", explica o diretor do HGV, Gilberto Albuquerque.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, também destacou a importância do Projeto. “Todos nós, gestores, profissionais de saúde e a população ganhamos com esse projeto, que já é um modelo implantado em vários hospitais do Brasil, e cuja eficácia também já vem sendo reconhecida através da redução de filas de espera, melhoria dos fluxos internos, bem como na diminuição dos custos e da superlotação”, pontuou Pablo Santos.

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