Fechar
GP1

Piauí

Valdeci Cavalcante traz locomotiva que fará percurso no litoral do Piauí

A previsão é que a locomotiva esteja reativada ainda este ano.

Chegaram em Parnaíba nesta terça-feira (03), vindos do Rio de Janeiro, mais vagões da locomotiva que o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, está trazendo para o estado.

A locomotiva modelo 240, de 95 toneladas, lançada em 1913 e fabricada pela Baldwin Locomotive Works, empresa norte-americana considerada a maior produtora de locomotivas a vapor do mundo, foi restaurada com o objetivo de fazer transporte turístico entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia.

  • Foto: Divulgação/AscomValdeci Cavalcante traz locomotiva que fará percurso no litoral do Piauí Valdeci Cavalcante traz locomotiva que fará percurso no litoral do Piauí

“Trata-se de um belo conjunto de equipamento ferroviário que vai ajudar a alavancar mais ainda o turismo no nosso litoral. Além dessa locomotiva a vapor, mais três locomotivas a diesel poderão ser utilizadas tanto para o transporte ao município de Luís Correia, quanto para outros municípios, como Bom Princípio, Cocal, Piracuruca, Brasileira, Piripiri, Campo Maior e Altos, podendo chegar até Teresina”, explica Valdeci.

A previsão é que a locomotiva esteja reativada ainda este ano. As composições já se encontram na cidade, sendo que a linha férrea passa por restauração para que o trem possa fazer o percurso de Parnaíba a Luís Correia.

A estrutura da locomotiva, que está sendo montada na Praça Mandu Ladino, contará com biblioteca e lanchonete. “Essa é uma obra história e turística e também cultural, pois teremos uma biblioteca onde serão disponibilizadas obras de escritores e romancistas parnaibanos, para que a comunidade local tenha acesso a esse acervo literário”, disse Valdeci Cavalcante durante visita às obras no local de instalação da locomotiva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.