Fechar
GP1

Água Branca - Piauí

Moradores denunciam falta de água no bairro Compasa em Água Branca

Em entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira (15), o promotor Mário Alexandre afirmou que vai iniciar um procedimento preparatório, a fim de checar as reclamações elencadas pelos moradores.

Os moradores do bairro Compasa, um dos mais antigos da cidade de Água Branca, estão passando por dificuldades com o abastecimento de água na comunidade, situação que vem se repetindo com frequência nos últimos meses, como o GP1 já mostrou em outubro deste ano.

O servidor público Rogaciano Veloso, que é morador do bairro, afirmou que a distribuição do abastecimento de água só ocorre de forma regular nos loteamentos, mas o restante da população sofre, diariamente, com a intermitência no serviço prestado pela Agespisa.

  • Foto: DivulgaçãoReservatório está vazioReservatório está vazio

“Só tem água nos loteamentos, pois eles são obrigados a construir um reservatório, e também nos locais onde há escola municipal. O Compasa é um dos bairros mais antigos, onde vivem cerca de 4 mil pessoas. Aqui foram construídos dois reservatórios grandes. Encheram o primeiro, que caiu na época, e agora tem outro reservatório que foi construído no Compasa, mas nunca encheram por medo de cair também, pois foi a mesma construtora, o mesmo modelo. Se conseguissem encher esse reservatório resolveria esse problema”, reclamou.

O morador relatou que possui cinco caixas d’água de diferentes tamanhos, mas por conta do desabastecimento, toda a água das caixas se acabou. “Eu estou pagando tarifa mínima, porque não tem água. Eu tenho duas pessoas idosas em casa e quem não tem caixa d’água, que tem crianças em casa e sem água, como fica”, indagou Rogaciano Veloso.

O que diz a Agespisa

Por meio de nota, a Agespisa afirmou que, especificamente no bairro Compasa, o desabastecimento se dá por conta de problemas na rede de energia elétrica, que é insuficiente para garantir o funcionamento normal do poço da região.

Quando a inutilização do reservatório, a empresa destacou que há apenas um poço em funcionamento e que seria necessário mais um poço para levar a água ao reservatório, garantindo, assim, seu uso e distribuição para a rede de abastecimento.

Confira a nota na íntegra

Nota Agespisa

A Agespisa informa que a irregularidade no abastecimento de água em alguns bairros de Água Branca é causada por queda de vazão num dos poços que abastecem a cidade. O poço está localizado na cidade próxima de Agricolândia e a empresa está providenciando a resolução do problema, com avaliações de geólogos.

Outro poço, localizado no bairro Compasa, está sendo afetado pela energia elétrica insuficiente para seu funcionamento. A energia é fornecida por meio de um transformador de responsabilidade da Equatorial Energia.

Em relação ao reservatório situado no bairro Compasa, a empresa informa que a caixa d’água deveria receber água de dois poços, porém, um deles abateu e ficou inutilizável. Para garantir a pressão da água, a empresa está lançando na rede a água do poço em funcionamento, o que temporariamente tem deixado o reservatório sem uso.

Ministério Público do Estado

Em entrevista ao GP1, na manhã desta terça-feira (15), o promotor Mário Alexandre afirmou que vai iniciar um procedimento preparatório, a fim de checar as reclamações elencadas pelos moradores e investigar a causa do desabastecimento no bairro Compasa.

“Verificando essa notícia de fato, a gente vai instaurar um procedimento de ofício na promotoria, mesmo que não tenha nenhuma pessoa reclamando. A última vez que a gente interveio, a Agespisa perfurou mais um poço e aumentou a vazão no bairro Campo Novo”, pontou o promotor Mário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.