Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Irmã do vereador Neto do Angelim e advogada são alvos da Operação Tertium

A "Operação Tertium" foi deflagrada, na manhã desse terça-feira (22), pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor).

O GP1 divulga agora, com exclusividade, os nomes dos alvos da "Operação Tertium" deflagrada na manhã desta terça-feira (22) pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor). Foram alvos de mandados de busca e apreensão as servidoras da Prefeitura de Teresina : a advogada Reginalda de Araújo Costa e a contadora Teresinha Alves dos Santos, ambas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de Edilene Bezerra, irmã do vereador Neto do Angelim.

Em entrevista exclusiva ao GP1, o delegado Ferdinando Martins explicou que o Instituto Piauí e Gestão, o Conselho Comunitário do Angelim e o Instituto Samara Sena foram alvos da operação. "O Instituto Piauí e Gestão, Conselho Comunitário do Angelim e Instituto Samara Sena, foram os alvos das diligências de hoje. Alguns executavam, outros não executavam ou executavam parcialmente com o corpo técnico, digamos, montado, maquiado e é nisso que a gente vai se debruçar a partir de agora, ouvir os dirigentes dos institutos, os colaboradores para saber que tipo de serviços eles prestavam, como eram remunerados e quem ajudou nesse recrutamento", declarou o delegado Ferdinando.

Foto: Helio Alef/GP1Ferdinando Martins
Ferdinando Martins

A investigação começou após requisição do Ministério Público e denúncia anônima. “A gente recebeu informações e uma requisição do Ministério Público complementado com uma denúncia anônima de que alguns servidores do município de Teresina estariam em associação fraudando procedimentos dentro do município”, afirmou.

“Iniciamos diligências e descobrimos que envolvia o Instituto Piauí e Gestão, que é uma organização da sociedade civil que recebia recursos públicos através de termos de parceria e convênio com algumas secretarias e, nessa investigação, a gente percebeu que esse instituto era gerido tecnicamente por alguns servidores que ajudavam na prestação de contas”, completou.

Simulavam prestação de serviços

Segundo o delegado, os servidores, com ajuda de forças políticas dentro das secretarias, conseguiam liberar recursos para essas entidades que recebiam e que algumas vezes simulavam a prestação de serviços e outras vezes executavam.

“Agora vamos identificar e buscar entender como era essa execução, quem era o corpo técnico desses institutos que aparentemente não possui qualquer capacidade. Esses institutos eram em nomes de pessoas próximas a parlamentares que também procuravam essas servidoras para facilitar a liberação. Elas cuidavam da parte de logística e técnica para receber o recurso, firmou o termo de parceria e o município pagou”, declarou Ferdinando.

Irmã do vereador Neto do Angelim e pessoas ligadas a parlamentares

O GP1 apurou que irmã do vereador Neto do Angelim era responsável por ajudar na parte técnica. Mesmo não presidindo, a investigada tinha poderes de gestão. "Aparentemente a pessoa que colocaram como presidente era ligada a eles e se utilizavam dessa proximidade para fazer gestão", explicou o delegado.

Foto: Reprodução/WhatsAppEdilene Bezerra, irmã do vereador Neto do Angelim
Edilene Bezerra, irmã do vereador Neto do Angelim

Advogada era a responsável pela gestão das três entidades

"Ela era servidora que fazia essa gestão política e técnica cuidando da prestação de contas, ela tinha controle sobre todos os três institutos, tinha vínculo com todos os três. Ela tinha ampla capilaridade dentre vários órgãos da administração, cuidava da gestão política facilitando o trâmite político dos projetos dentro do município", detalhou.

O delegado afirmou ainda que existia um "grupo estável, sólido de servidores envolvidos nessa engenharia dentro do poder público de Teresina já agindo com proposito deliberado de beneficiar essas entidades a partir de indicação política".

Operação Tertium

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou na manhã desta terça-feira (22), a "Operação Tertium" com o objetivo de cumprir 12 mandados de busca e apreensão, cujos alvos principais são organizações privadas que receberam recursos públicos do Município de Teresina, além de servidores da Prefeitura.

São alvos dos mandados de busca as residências de servidores públicos, empresários, algumas organizações da sociedade civil (OSCs) e outros particulares que integram a associação revelada.

Entidades funcionavam no mesmo endereço

Durante as diligências na manhã de hoje a Polícia Civil constatou que as duas entidades funcionavam no mesmo local. “Na diligência provamos que o Instituto Piauí e Gestão e o Conselho funcionam no mesmo endereço, dividem o mesmo espaço, no bairro Angelim, já o Instituto Samara Sena fica na Rua João Cabral, região da Matinha”, afirmou.

Outro lado

A assessoria de comunicação do vereador Neto do Angelim enviou nota afirmando que Edilene Bezerra está em casa e se encontra a disposição dos órgãos de fiscalização. Confira abaixo nota na íntegra:

A assessoria do vereador Neto do Angelim esclarece que Edilene Bezerra é assistente social, servidora pública e presta assessoria à entetidades sociais na elaboração de projetos e não na execução dos mesmos.

Edilene Bezerra está em casa e se encontra a disposição dos órgãos de fiscalização e controle no intuito de colaborar plenamente com a operação policial no esclarecimento dos fatos.

NOTÍCIA RELACIONADA

Polícia Civil cumpre mandados contra servidores da Prefeitura de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.