Fechar
GP1

Piauí

Classificados em concurso da UESPI vão realizar protesto nessa terça

Os 13 professores classificados vão fazer a manifestação com objetivo de cobrar o governador a convocação deles.

Classificados no último concurso público da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para professor vão realizar, nessa terça-feira (21), manifestação em frente ao Palácio de Karnak cobrando a convocação dos 13 profissionais que ainda aguardam serem chamados.

Em entrevista ao GP1, uma das 13 classificadas, que preferiu não se identificar, relatou que inicialmente eram 26, mas que metade conseguiu a nomeação na Justiça. “Nós somos 13 professores classificados, no geral éramos 26, só que 13 já ganharam na Justiça o direito de ser nomeados e já tomaram posse, por isso vamos fazer essa manifestação para ver se a gente consegue a nossa nomeação”, afirmou.

De acordo com a professora classificada, os outros 13 também já entraram na Justiça, mas até o momento não houve nenhuma decisão. “Também entramos com ação, mas ainda está correndo na Justiça”, disse.

  • Foto: Reprodução/InstagramManifestação em frente à UespiManifestação em frente à Uespi

“O reitor [Nouga Cardoso] solicitou a nossa nomeação ao governador Wellington Dias, só que até agora o governador não deu uma resposta, é isso que estamos querendo, que o governador dê uma resposta”, explicou.

Ela contou ainda que o quadro de professores da UESPI é deficitário, havendo a necessidade da contratação, não só dos 13 classificados, mas de um número maior.

“A UESPI está precisando de nós, professores, porque lá tem muita carência, a UESPI tem aproximadamente 418 disciplinas sem professores, a gente vê que a nossa quantidade, de 13 professores, ainda é pequena em relação à carência que a instituição tem”, argumentou.

Nouga pediu a nomeação dos classificados

No dia 9 de março, o reitor da UESPI, Nouga Cardoso, enviou ofício ao governador Wellington Dias solicitando a nomeação de 15 professores [na época, agora são 13] argumentando, entre outros pontos, a necessidade de preencher a carga horária de alguns docentes, reduzida em razão do exercício de funções na Administração Superior desta IES (Resolução CEPEX nº 039/2017) e a substituição de 82 docentes efetivos afastados.

Prazo de validade suspenso

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), Nouga Cardoso, suspendeu o prazo de validade do concurso para docente efetivo, regido pelo edital n° 001/2017, cuja homologação do resultado final foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 04 de julho de 2018.

A suspensão é retroativa começando a contar de 28/05/2020 até o término da vigência do estado de calamidade pública definido pelo Decreto Legislativo n° 6 de 2020.

Outro lado

Procurada, nesta segunda-feira (20), a assessoria da Secretaria de Governo não se manifestou sobre o caso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nouga Cardoso suspende prazo de validade de concurso da Uespi

Candidatos denunciam irregularidades em concurso público da Uespi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.