Fechar
GP1

Piauí

Wellington vai enviar à Alepi proposta para melhorar relação com contribuintes

O secretário Rafael Fonteles, reuniu, no final da manhã desta terça-feira (25), os principais representantes dos contribuintes do estado do Piauí para entrarem em acordo com os pontos do proj

O governador Wellington Dias (PT) vai encaminhar à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dois projetos de lei com objetivo de melhorar a relação entre o fisco e os contribuintes: o primeiro, denominado Contribuinte Legal, institui o Programa de Conformidade Tributária; e o segundo institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte do Estado do Piauí.

Antes de serem encaminhados para aprovação do legislativo estadual, os projetos foram avaliados na manhã desta terça-feira (25) em reunião do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, com os principais representantes dos contribuintes do Piauí.

  • Foto: Alef Leão/GP1Rafael FontelesRafael Fonteles

“Nosso objetivo, com o programa Contribuinte Legal, é regulamentar a forma como a Sefaz-PI irá fortalecer essa relação fisco-contribuinte, estimulando a autorregularização, por meio de benefícios como a redução de multas punitivas, a concessão de prazos diferenciados, a simplificação das obrigações e ainda o avanço nas prioridades desses processos. Já a criação de um código estadual que estabelece direitos e deveres para os contribuintes visa promover o bom relacionamento entre o Fisco e o Contribuinte, estabelecendo uma simplificação e desburocratização nessa relação”, explicou Rafael Fonteles.

Essa última proposta prevê ainda a institucionalização do Conselho de Defesa dos Contribuintes do Estado do Piauí, que, será formado por representes da Sefaz, OAB, CRC, Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, da Associação Comercial do Piauí, e do Centro das Indústrias do Estado do Piauí. Se o projeto for aprovado, esse conselho será presidido pelo Secretário Estadual da Fazenda.

Representantes de instituições

O representante do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), José Corsino Raposo, avalia como um importante avanço essas duas iniciativas do Governo do Estado, pois beneficiam todos os contribuintes do Estado. “A gente acredita que os dois projetos representam um avanço, tanto o código de Defesa do Contribuinte como a Lei de Conformidade Tributária, uma vez que o contribuinte passa a ter as suas garantias e, com o programa Contribuinte Legal, ele também passa a ter alguns benefícios junto ao órgão arrecadador e fiscalizador, que é a Secretaria de Fazenda do Piauí. Quero parabenizar a equipe econômica da Sefaz, que nesses últimos anos, tem elevado a forma de atendimento aos contribuintes, inclusive no TARF, pois desde 2016 passamos a ter representantes do CRC nesse conselho. É uma conquista, tanto para os contadores como para os contribuintes de um modo geral”, afirmou José Corsino Raposo.

Na opinião do presidente do Centro das Indústrias da Indústria do Estado do Piauí (antiga AIP), Andrade Júnior, os dois projetos atendem ao setor empresarial. “Esse era um desejo muito forte do setor empresarial do estado do Piauí, o de trazer para o contribuinte essa garantia de pacificação nessa relação entre o contribuinte e o fisco estadual. Eu acredito que será um marco interessante e agora os empresários vão ter regras bem definidas para melhorar essa relação”, declarou.

O projeto que pretende criar o Código do Contribuinte no Estado do Piauí também é uma proposta defendida pela Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI). “Esse código do Contribuinte vem sendo discutido há bastante tempo por essa comissão da OAB, e agora podemos contribuir com a melhoria desse texto, objetivando deixá-lo mais adequado para uma modernização dessa relação fisco e contribuinte, a fim de que todos possam, realmente, ter um ambiente de diálogo e de crescimento mútuo”, colocou o representante da OAB-Piauí, Fred Mendes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias afirma que Piauí foi destaque no combate à covid-19

Wellington Dias comemora redução no número de mortes por covid-19 no Piauí

Wellington Dias afirma que Piauí gerou saldo positivo de empregos

Rafael Fonteles: "PRO Piauí II será o maior programa de investimentos da história"

Wellington Dias ‘municia’ Rafael Fonteles para as eleições de 2022

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.