Fechar
GP1

Piauí

Esmepi declara luto de três dias pela morte do advogado Macário Galdino

Ele morreu aos 77 anos, na noite de sexta-feira (1°), em decorrência de problemas cardíacos.

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) declarou luto oficial de três dias em razão do falecimento do advogado e jornalista Macário Galdino de Oliveira. Ele morreu em Teresina aos 77 anos, na noite de sexta-feira (1°), em decorrência de problemas cardíacos.

O desembargador Edvaldo Pereira, diretor da Esmepi, declarou o luto oficial na instituição “considerando que o grande amigo pessoal e da Esmepi, de inteligência privilegiada, prestou relevantes serviços à advocacia, de modo especial e eleitoral”.

Foto: Reprodução/WhatsAppJornalista Macário Galdino de Oliveira
Jornalista Macário Galdino de Oliveira

De acordo com o filho do advogado, Macário Júnior, na última semana ele passou mal e precisou ser internado em uma UTI. “Há uma semana atrás, exatamente no dia 24, véspera de natal, ele passou mal, teve uma redução do ritmo cardíaco e foi internado às pressas na UTI. Durante a noite ele chegou a ter uma parada cardíaca, então foi implantado um marcapasso”, contou.

Macário era natural da cidade Ipueiras, localizada no estado do Ceará. Ele nasceu no dia 1º de abril de 1943, e era o décimo oitavo filho, de 19. Macário se graduou em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também era jornalista.

Ele foi um importante nome para o jornalismo piauiense e trabalhou em grandes veículos de comunicação como a Rádio Clube do Piauí, onde foi editor chefe do Jornal do Piauí. Ele ainda escreveu para os jornais Meio Norte, Diário do Povo, Correio do Piauí e O Dia.

Veja a nota da Esmepi na íntegra:

O Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí-ESMEPI, no uso de suas atribuições legais e regimentais, etc.,

CONSIDERANDO o infausto falecimento, após longa e dolorosa enfermidade, do Advogado MACÁRIO GALDINO DE OLIVEIRA, ocorrido ontem, em Teresina, no Estado do Piauí;

CONSIDERANDO que o grande amigo pessoal e da ESMEPI, Macário Galdino de Oliveira, natural de Ipueiras-CE, de inteligência privilegiada, atuou como Professor universitário, escritor, foi Subsecretário de Segurança no Piauí, atuou também como jornalista por vários anos no Jornal do Piauí e na TV Clube, como representante do Jornal O Povo do Ceará, chegando em Teresina em 1962, constituindo aqui sua família;

CONSIDERANDO os relevantes serviços por ele prestados à advocacia, de modo especial a eleitoral;

CONSIDERANDO que o pranteado extinto deixou uma lacuna impreenchível como cidadão exemplar, esposo fiel, pai amantíssimo, amigo leal e de conduta moral e profissional inatacáveis,

R E S O L V E : DECRETAR, POR TRÊS DIAS, LUTO OFICIAL na Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí, em sinal de pesar pelo falecimento do Advogado MACÁRIO GALDINO DE OLIVEIRA, hasteando-se a nossa Bandeira hasteada a meio-mastro.

Oficie-se a sua esposa Ery Saraiva de Oliveira e aos seus filhos Péricles Oliveira, Cesar Augusto Oliveira, Raimundo Saraiva Neto, Macário Oliveira Júnior, Vitória Oliveira, Rackel Oliveira e Manuela Oliveira".

NOTÍCIA RELACIONADA

Advogado Macário Galdino morre aos 77 anos em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.