Fechar
GP1

Piauí

"Assis Brasil foi um dos maiores escritores", diz Fábio Novo

Para o secretário, o escritor, romancista, cronista e jornalista Assis Brasil foi imortalizado.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, lamentou em suas redes sociais a morte do escritor Assis Brasil. Ele morreu na noite desse domingo (28), aos 92 anos, em Teresina.

Para o secretário Fábio Novo, Assis Brasil foi imortalizado como um dos maiores escritores de todos os tempos. “Perdemos nessa noite, Assis Brasil, imortalizado como um dos maiores romancista, cronista, ensaísta, escritor e jornalista. Era membro da Academia Piauiense de Letras. Deixa mais de 100 obras dentre elas Beira Rio Beira Vida”, escreveu.

A post shared by Fábio Novo (@fabionuneznovo)

Segundo Fábio Novo, em julho desse ano, o conjunto da obra de Assis Brasil foi homenageado com o nome da biblioteca Beira Rio Beira Vida, situada no Museu do Mar de Parnaíba, terra natal do escritor.

Ainda de acordo com Fábio Novo, Assis Brasil ganhou o prêmio Machado de Assis de 2022 e foi crítico literário do Jornal do Brasil e O Globo.

A morte

Morreu, na noite desse domingo (28), o escritor piauiense Assis Brasil, aos 92 anos. Ele havia passado por uma cirurgia na perna na última sexta-feira (26) e estava se recuperando em casa.

O escritor havia sofrido uma queda em sua casa na última quinta-feira (25), fraturando o fêmur e na sexta-feira (26) foi submetido a uma cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foto: Reprodução/FacebookAssis Brasil
Assis Brasil

Ele recebeu alta no sábado (27) e parecia estar bem, no entanto, na noite deste domingo (28), passou mal, com dificuldade respiratória. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o escritor não resistiu e faleceu por volta de 20h.

Assis Brasil ocupava a cadeira 36 da Academia Piauiense de Letras (APL). Por meio de nota, a APL lamentou a morte do escritor. “O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a cadeira 36 e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas de publicadas”, diz a nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.