Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias debate com empresários plantio de 5 milhões de árvores

O governo planeja plantar 5 milhões de árvores frutíferas e nativas, em diversas regiões do estado.

O governador Wellington Dias recebeu na noite de quinta-feira (09) a visita do representante da Eco Empreendimentos, empresa especializada em produção de mudas, interessada em atuar no PRO Verde, programa apresentado na Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, na Escócia. O governo planeja plantar 5 milhões de árvores frutíferas e nativas, em diversas regiões do estado, ao longo de 5 anos. A empresa, que possui expertise na área, apresenta soluções para executar o projeto.

O projeto de cunho ambiental prevê reflexos também na área social. A ideia é empregar mão de obra nativa no plantio e manutenção das árvores. A capacitação e remuneração dos envolvidos deve ser custeada por investidores, como compensação pelos danos ambientais provocados pela emissão de Co2 na atmosfera. A proposta é investir US$ 8 por árvore plantada.

“Teremos de qualificar e treinar nativos destas regiões para coleta de sementes, produção de mudas, plantio, manutenção. Vai precisar de uma escola de formação pra isso. Esse casamento com social nos traz a perspectiva de resultados econômicos que fazem diferença na vida daquela população” pontuou Wellington Dias.

No início o foco do PRO Verde é a recuperação de áreas degradadas das 13 unidades de conservação estaduais de proteção integral e uso sustentável.

A ECO Empreendimentos Ambientais atua no mercado de produção de mudas desde 1999 e é referência na área no Brasil. Com viveiros em Teresina-PI, Chapecó-SC e Sananduva –RS, produz espécies de alto padrão genético adaptadas às diversas regiões do país para fins comerciais. A produção de espécies nativas, segundo o representante da empresa, exige conhecimentos específicos e pesquisas “in loco”.

“Para produção de uma muda nativa, no mínimo, temos um período para corte e tamanho ideal que vai de 2 a 24 meses. Não podemos começar um projeto sem conhecimento técnico e sem colocar uma muda padrão no campo que dê o resultado que a gente e a sociedade esperam”, disse Joselito Lovatto, engenheiro florestal e diretor-executivo da Eco Empreendimentos.

A Secretaria do Meio Ambiente deve fazer um chamamento público para que outras empresas do ramo interessadas no PRO Verde, se manifestem. “Temos um decreto que regulamenta o edital para chamar empresas parceiras neste projeto de aquisição e plantio de mudas para contribuir com essa questão das mudanças climáticas e reflorestamento” declarou o Secretário do Meio Ambiente (Semar), Daniel Marçal.

Participaram também da reunião a vice-governadora, Regina Sousa; o superintendente da Semar, Moura Fé e a diretora- geral do Centro de Formação Antonino Freire, Lucile Moura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.