Fechar
GP1

Piauí

Cinco municípios do Norte do Piauí estão sob alerta para enchentes

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, destacou que foi encaminhado um oficio para os municípios com recomendações e medidas a serem tomadas.

Os municípios de Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba e União, estão sendo alertados pela Defesa Civil do Estado pelos riscos de sofrerem com enchentes durante o período chuvoso. A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros do Piauí para minimizar os transtornos que podem ser causados neste ano.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, destacou que foi encaminhado um oficio para os municípios nessa segunda-feira (08) com recomendações e medidas a serem tomadas em casos de enchentes. Além dessas ações, formas de prevenções podem ser adotadas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1O engenheiro civil Geraldo Magela Barros
O engenheiro civil Geraldo Magela Barros

“Vamos encaminhar um ofício aos municípios com medidas sobre o que fazer em caso de enchentes e, principalmente, medidas de prevenção à população em geral. Precisamos do empenho dos gestores com algumas ações, como limpeza de vias públicas, desassoreamento de córregos e verificação de áreas de riscos. Também vamos pedir a colaboração dos gestores de cidades com histórico de enchentes, principalmente porque ainda estamos no período de pandemia, caso seja necessário abrigar famílias”, destacou.

No documento que está sendo preparado à população em geral, destacam-se dicas de segurança. Entre elas estão: em caso de chuva forte, ficar em local protegido; evitar ficar embaixo de árvores; durante a incidência de raios evitar ter contato com a rede elétrica; se tiver que sair durante uma forte chuva, evitar passar em enxurradas e informar aos órgãos competentes sobre a iminência ou ocorrência de um desastre.

Aos gestores de cidades com histórico de enchentes, a Defesa Civil destaca os cuidados com abrigos para evitar a transmissão do novo coronavírus, como por exemplo, evitar ter famílias distintas abrigadas em um mesmo local.

O documento pede ainda que seja feito um levantamento no município de famílias em áreas de risco de acordo com situações de anos anteriores, principalmente as que ficam localizadas às margens de riachos ou córregos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.