Fechar
GP1

Piauí

Obra de Torquato Neto pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O PL nº 597/2021 foi apresentado na Câmara dos Deputados no último dia 25 de fevereiro e aguarda despacho da Mesa Diretora.

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) propôs por meio de um Projeto de Lei que as obras do poeta piauiense Torquato Neto se tornem Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O PL nº 597/2021 foi apresentado na Câmara dos Deputados no último dia 25 de fevereiro e aguarda despacho da Mesa Diretora.

O parlamentar destacou a importância do piauiense, que além de poeta foi compositor, letrista, cineasta e jornalista. “Torquato é um dos mais nobres representantes da cultura brasileira, especialmente por sua atuação na luta pela construção de uma arte verdadeiramente nacional e o papel que exerceu na formação das mudanças de concepção ocorridas a partir dele e do movimento tropicalista”, argumenta Nogueira.

Foto: Lucas Dias/GP1Flávio Nogueira
Flávio Nogueira

Constituem patrimônio brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

Para Flávio é importante salvaguardar as obras no intuito de assegurar que futuras gerações possam conhecer a genialidade do artista. “Sua importância é incontestável na construção da memória artística e intelectual brasileira, bem como no registro do cotidiano brasileiro do terceiro quarto do século XX. Infelizmente, a memória brasileira não tem sido devidamente valorizada e preservada, mormente no que se refere ao nosso patrimônio imaterial que, mesmo representando nosso povo e o grau de civilização que atingiu, costuma ficar esquecido”, finalizou.

Torquato Neto

Torquato Neto nasceu em Teresina no ano de 1944 e se mudou para Salvador aos 16 anos, onde se tornou amigo de artistas soteropolitanos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. O artista foi um dos nomes que se destacaram no movimento tropicalista brasileiro durante o regime militar.

Além de Gil, Caetano, Gal e Bethânia, Torquato Neto compôs músicas em parcerias com Luiz Melodia, João Bosco, Sérgio Britto, Geraldo Azevedo e Edu Lobo e atuou como ator e diretor em filmes como Adão e Eva, do Paraíso ao Consumo e Terror da Vermelha.

Autor do poema ‘Let’s Play That’, onde cita um “anjo louco, torto” e “com asas de avião”, Torquato foi homenageado com uma escultura de um anjo com três metros de altura e dez metros de envergadura das asas na Ponte Mestre Isidoro França, a Ponte Estaiada em Teresina. A escultura é assinada pelo artista Braga Tepi.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.