Fechar
GP1

Piauí

Vacinação contra Influenza inicia no próximo dia 19 no Piauí

Doses da vacina já estão na rede de frio do estado.

Em reunião realizada na noite da ultima terça-feira (13), membros da Secretaria de Saúde do estado do Piauí (Sesapi) juntamente com membros do Ministério da Saúde discutiram os últimos pontos para dar início a vacinação contra a influenza no território estadual. Após a reunião nacional foi fechado um consenso definindo-se por vacinar no estado os públicos de crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes e puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), por não terem coincidência com a vacinação contra a covid-19, seguindo a recomendação de não realizar as duas vacinas em um intervalo de tempo menor que 14 dias.

“As doses já chegaram até nossa rede de frio estadual, nós iremos realizar a distribuição das vacinas no final da semana, seguindo a mesma logística de distribuição da vacina contra a covid-19. Dessa forma nós conseguiremos otimizar e racionalizar os recursos empregados nesse processo da melhor forma possível”, destacou Cristiane Moura Fé, Diretora de Vigilância em Saúde.

Após o recebimento das doses, elas são levadas para a rede de frios estadual, onde são condicionadas até o momento do transporte para as regionais de saúde do estado. Ao chegarem nas regionais de saúde, os municípios podem procurar as regionais para conseguir suas vacinas e dessa forma dar início a vacinação de sua população de acordo com o planejamento.

“Dessa forma, até sábado e domingo, os municípios poderão estar recebendo nas regionais de saúde tanto as doses da 13° remessa de vacinas contra a Covid-19, quanto as doses referentes a campanha de vacinação contra a influenza para os públicos definidos. A partir do dia 19 os municípios estarão aptos a iniciar a campanha de vacinação contra a influenza no estado”, explica a diretora.

Para essa primeira etapa de vacinação foram recebidos 109.600 unidades da vacina, a previsão é que o estado receba 85.600 doses em uma segunda remessa, ainda sem previsão de recebimento. Segundo levantamento do ministério da saúde, o estado do Piauí apresenta 261.813 crianças entre seis meses e cinco anos de idade; 35.948 gestantes e 5.909 puérperas. A expectativa do ministério é de que até o final da campanha o Piauí tenha 1.166.659 pessoas imunizadas contra a influenza.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.