Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias quer comparecer à CPI da Covid como convidado

De acordo com Wellington, os governadores pediram ao Senado para que ocorresse a mudança do termo.

Durante entrevista à imprensa nesta sexta-feira (11), o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), voltou a defender que os governadores convocados à CPI da Covid compareçam ao Senado no papel apenas de convidados, e não como convocados.

De acordo com o chefe do executivo estadual, os governadores pediram ao Senado para que ocorresse a mudança do termo, pois acreditam que a medida é coercitiva.

Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

“De modo sincero, fui parte do parlamento e conheço boa parte dos membros da CPI, que faz um trabalho destacado, que tem um objetivo republicano. Estamos pedindo apenas para transformar de convocação, que é uma medida coercitiva, para convite, para que a gente possa lá comparecer, colocar nossa visão, esclarecer a situação no estado, na região Nordeste, no país”, destacou Wellington.

Mesmo que o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), tenha anunciado que Wellington Dias deve comparecer ao Senado no dia 30 de junho, o governador pontuou que ainda não foi notificado. O presidente do Consórcio Nordeste voltou a acrescentar que o termo convidado permite que os governadores participem do debate de forma constitucional.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“Ainda não. Ainda não recebi a notificação. Tivemos o presidente da comissão, ele tinha feito essa marcação para o governador do Amazonas, ele anunciou em uma sessão que teria um cronograma que no meu caso seria dia 30, mas não chegou. Veja que foram suspensas as oitivas que estavam previstas para essa semana. Nós queremos com toda boa vontade, eu fui lá em abril e disse que queria comparecer, ninguém quer fugir de comparecer à CPI, fugir da responsabilidade dos atos. O que a gente está defendendo é uma prerrogativa constitucional, que é para a proteção da democracia”, ressaltou o governador do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.