Fechar
GP1

Piauí

Núcleo de energias renováveis da Uespi capacita mão de obra para PPP

A PPP vai oferecer salas virtuais para capacitação de mão de obra para o trabalho com placas solares.

A Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) apoia o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), ligado à Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A PPP Piauí vai oferecer salas virtuais, através do Piauí Conectado, para capacitação de mão de obra qualificada para o trabalho com placas de energia solar, além de oferecer a logística a partir do apoio de concessionárias de energia solar que vão atuar no Estado.

O Nufperpi é um espaço de formação e pesquisas voltado ao desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis. A missão do projeto é contribuir com a capacitação profissional, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da sociedade mediante a geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis.

Este é um contexto favorável para o Piauí, que vai implantar oito usinas de energia solar no Estado através de parcerias público-privadas. O Nufperpi será estruturado com laboratórios práticos que também envolvem estudos em telecomunicações, práticas em redes e fibra óptica, por exemplo, ampliando a capacidade de capacitação técnica do espaço.

Serão utilizadas salas multiuso para a capacitação profissional levando em conta a valorização do meio ambiente e a capacitação de alunos e servidores do Estado. Para isso haverá numa plataforma de estudo remoto, através da telessupervisão e telemedidas dos dados de usinas solares, parques eólicos e empreendimentos de mini ou microgeração. Essas informações serão disponibilizadas a partir de uma estrutura compacta de baixo custo.

O projeto será viabilizado com apoio de termos de cooperação, em parceria com instituições nacionais que qualificam trabalhadores para este segmento. O material produzido no Nufperpi também será socializado com escolas e instituições de ensino, como forma de democratizar os conhecimentos.

As concessionárias de energia solar envolvidas neste projeto são: Consórcio Energia Sustentável, GM Energia SPE Ltda., Bregerpar Concessionária Usinas Solar I e II SPE Ltda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.