Fechar
GP1

Piauí

Demóstenes Ribeiro denuncia irregularidades na eleição do CREF

O presidente do CREF do Piauí, Danys Queiroz, afirmou que as eleições seguem o regimento.

O empresário e educador físico, Demóstenes Ribeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Piauí (APEF-PI), denunciou ao GP1, nesta quinta-feira (05), irregularidades na eleição para conselheiros do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PI).

Os conselheiros são os responsáveis por escolher o presidente da entidade e, conforme o educador Demóstenes Ribeiro, os requisitos para concorrer dificultam a disputa eleitoral. “No dia 1º de outubro, o CREF-PI realizará eleições para escolha dos conselheiros da instituição, que posteriormente escolherão de forma indireta o presidente do CREF-PI e demais cargos da diretoria. O curioso é que o estatuto tanto do CREF quanto Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) têm pré-requisitos que dificultam bastante a disputa do pleito eleitoral, dificultando que outras chapas concorram”, relatou Demóstenes.

Foto: Lucas Dias/GP1Demóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

Um dos pontos questionados pelo empresário é o que diz que apenas profissionais que votaram ou justificaram voto na eleição anterior poderão concorrer. “Um exemplo é a exigência de que os componentes da chapa tenham votado na eleição anterior. Sendo que, de acordo com o mesmo estatuto o voto é facultativo, ou seja, o voto num primeiro momento não é obrigatório, e em outro momento já é imprescindível. Isso não faz sentido, parece ser uma condição somente para dificultar a concorrência. Para que participem do pleito com chapa única”, criticou.

Demóstenes relatou que a chapa apresentada por ele teve a inscrição indeferida porque nenhum dos componentes votou na eleição passada. “Na chapa que foi apresentada por mim, nenhum dos 14 integrantes votou na eleição anterior, pois a grande maioria dos profissionais nem tomaram conhecimento do último pleito de 2018, onde com chapa única a gestão se perpetua no poder desde 2009. Já são mais de 12 anos com a mesma gestão no poder”, afirmou.

Ainda de acordo com o educador físico, a atual gestão não representa a categoria já que, segundo ele, dos 1.920 profissionais que estavam aptos a votar na última eleição, somente 61 votaram. “Isso comprova que o CREF nunca teve interesse em dar publicidade ao pleito, e, lembrando aqui que publicar no Diário Oficial da União, não adianta, já que quase ninguém se atenta pra isso. Tais atitudes nos fazem concluir que o sistema quer se perpetuar no poder para sempre. O candidato atual do CREF na chapa que será única é desconhecido de quase todos os profissionais de Educação Física. Ou seja, a gestão continuará exatamente a mesma”, desabafou Demóstenes.

Insatisfação com a gestão

“Existe uma insatisfação em relação ao CREF quase que unânime em todo o estado do Piauí. E falo isso com propriedade pois tenho percorrido todo o estado, de Norte a Sul e de Leste a Oeste. O CREF deveria não somente zelar pelo bom exercício da profissão protegendo a sociedade dos maus profissionais, nem somente fiscalizar, punir e multar. Deveria também promover cursos, incentivar colegas iniciantes e veteranos, deveria ser um parceiro, aliado dos profissionais”, destacou o empresário Demóstenes Ribeiro.

“Mas, os relatos recorrentes de colegas é de que são tratados de forma truculenta e humilhante pelos fiscais do CREF que chegam nos seus estabelecimentos já acompanhados de força policial tratando cidadãos como se fossem bandidos e eu, na condição de no presidente da APEF-PI, estarei vigilante no sentido de defender os interesses dos profissionais de Educação Física e cobrarei com certeza isso do CREF”, finalizou Demóstenes.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 15ª Região, Danys Queiroz, que afirmou que o formato das eleições é uma forma de mensurar os profissionais envolvidos com a entidade. “Nós estamos cumprindo o que determina o regimento eleitoral da entidade. O pensamento do CREF é de que no mínimo, os conselheiros sejam comprometidos com o sistema, se a pessoa não votou nas eleições passadas, com certeza não se compromete com o Conselho”, disse o presidente.

Danys Queiroz reforçou que as eleições seguem o regimento e que a Comissão Eleitoral é formada por advogado indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Piauí (OAB-PI). “Nossa Comissão Eleitoral é indicada pela OAB, por solicitação nossa, são cinco advogados para compor a comissão durante o pleito. A partir do momento que se iniciam as eleições, o presidente do CREF sai de cena e quem assume é a pessoa apontada pela Ordem”, relatou.

Quanto os relatos de insatisfações com a gestão do CREF e de que há truculência nas ações por parte dos fiscais da entidade quando se dirigem às academias, o presidente negou a existência dessas denúncias. "Isso é uma mentira, posso te apontar várias pessoas que dizem o contrário. Isso não passa de um argumento inverídico e mentiroso que não condiz com a verdade”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.