Fechar
GP1

Piauí

Defesa Civil oferece curso sobre atuação em desastre natural no Piauí

Voltadas à população, as oficinas buscam oferecer mecanismos para reduzir os impactos às comunidades.

A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) promove, nesta semana, oficinas virtuais voltadas à prevenção e alerta de desastres naturais, com o intuito de reduzir os impactos às comunidades, bem como oferecer instrumentos de gestão de riscos durante incidentes graves. A programação, que é totalmente gratuita, é voltada a gestores, agentes de proteção, membros da defesa civil dos estados e municípios, além da sociedade civil.

Em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Sedec oferta a “Oficina de Capacitação Para Uso do Guia Prático de Alertas do Governo Federal”. O evento ocorre nesta quinta-feira (23), em formato on-line e turno integral. “Além deste guia, haverá uma etapa prática de simulação de situação real envolvendo uma previsão crítica, emissão de alertas e adoção de ações locais para proteger a comunidade em situação de vulnerabilidade”, explicou José Augusto Nunes, secretário estadual da Defesa Civil.

Instrumento que facilita a compreensão dos alertas emitidos pelo governo federal sobre o risco de desastres naturais em todo o país voltado a órgãos estaduais e municipais, o guia está disponível no site www.gov.br/mdr, na aba Centrais de Conteúdo. No dia do evento, os interessados devem acessar o link https://cutt.ly/8Q1YHQE.

Já, a capacitação “Proteção e Defesa Civil – Atuação no Âmbito Municipal” está disponível e aborda a redução de riscos de desastres nos municípios. “Neste módulo, serão estudados conceitos, competências, requisitos e as etapas para formalização do órgão municipal de Proteção e Defesa Civil, além dos instrumentos básicos de gestão destes riscos e políticas setoriais”, acrescentou José Augusto Nunes.

Os interessados devem acessar o link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/capacitacoes-e-boas-praticas/cursos-em-andamento. O curso é promovido pela Sedec, em parceria com o CEPED/SC e a Escola Virtual do Governo (EVG).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.