Fechar
GP1

Piauí

Operação Franquia: promotora denuncia 14 membros de organização criminosa

A operação foi deflagrada em setembro de 2021, a fim de desarticular um esquema de tráfico de drogas.

O Ministério Público do Piauí, por meio da promotora Ednolia Evangelista de Almeida, ofereceu denúncia criminal contra 14 pessoas alvos da Operação Franquia, deflagrada em setembro de 2021 no interior do Piauí, com intuito de desarticular um esquema criminoso de tráfico de drogas no estado. A denúncia foi ajuizada no dia 31 de dezembro de 2021.

Foram denunciados: Marcos Antônio Mendes Silva, Maikom Sousa Alves, Roniel Felipe de Melo, Aliton Pereira de Sousa, José Vicemar Alves Carreiro, Isnarde de Nascimento Rêgo, Artur Siqueira Dantas, Antônio Kelson de Sousa Pereira, Adriano Dantas Borges, Edson Lustosa, Antônio Herbert da Silva Pereira, Antônio Valentim Santos, Pedro Vitor de Moura e Maecio Pereira da Silva Sousa.

De acordo com o Ministério Público, os acusados integravam uma rede criminosa de tráfico de drogas em Oeiras, São João da Varjota, Santo Inácio do Piauí, Picos e Floriano.

Segundo o órgão ministerial, estão foragidos Marcos Antônio Mendes Silva, Maikom Sousa Alves, Roniel Felipe de Melo, José Vicemar Alves Carreiro, Artur Siqueira Dantas, Adriano Dantas Borges, Edson Lustosa e Antônio Herbert da Silva Pereira. Os demais se encontram recolhidos no sistema prisional.

Para apresentação da denúncia, a promotora considerou provas obtidas a partir da apreensão do aparelho de celular de Marcos Antônio Mendes Silva. Conforme o Ministério Público, os diálogos revelam a existência de um esquema de distribuição de drogas em formato de franquia, com um fornecedor principal, agentes de transporte, fracionamento e distribuição em diversos municípios e revendedores que repassavam os entorpecentes para os usuários. As conversas demonstraram que o grupo estaria movimentando elevadas quantidades de entorpecentes e dinheiro.

“A partir das provas incluídas no processo, conclui-se que os denunciados agiam em conjunto e em comunhão de desígnios para o desenvolvimento do comércio ilegal de entorpecentes. Através dos diálogos, percebe-se, sem qualquer esforço, que eles possuíam vínculo estável, duradouro e extremamente organizado, com subdivisão cristalina de funções, para a continuidade da prática da traficância”, frisou a promotora Ednolia Evangelista, na denúncia.

Além de oferecer a denúncia, a promotora se manifestou pela manutenção da prisão preventiva dos réus que já estão presos.

Operação Franquia

A operação da Polícia Civil do Piauí foi deflagrada no dia 21 de setembro de 2021, com objetivo de cumprir 12 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, sete pessoas foram presas. A polícia também conseguiu apreender aproximadamente 1kg de pasta base de cocaína em Oeiras e 1kg de maconha em Picos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.