Fechar
GP1

Piauí

Procon autua 11 postos de combustíveis durante operação no Piauí

A operação foi realizada nos municípios de Altos, José de Freitas e União na quarta-feira (16).

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou, na quarta-feira (16), a Operação Petróleo Real II, para fiscalizar postos de combustíveis nos municípios de Altos, José de Freitas e União. A ação contou com o apoio de técnicos do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCORTEC).

No total, foram fiscalizados 31 postos, sendo que foram encontradas irregularidades em 11 deles. Em cinco postos as falhas estavam relacionadas à bomba baixa, que ocorre quando o consumidor recebe combustível a menos do que o aferido e efetivamente pago por ele.

Foto: Divulgação/AscomProcon fiscaliza postos de combustíveis
Procon fiscaliza postos de combustíveis

Produtos vencidos foram encontrados em dois postos fiscalizados e outros dois estavam com a documentação de funcionamento desatualizada, como os alvarás de ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás), do Corpo de Bombeiros, e outros por exemplo.

Outros problemas encontrados foram a falta de equipamentos para a aferição da qualidade do combustível e o defeito no relógio da bomba de combustível.

Os postos foram autuados e estão passíveis de aplicação de multa no valor que vai de R$ 600,00 até R$ 10 milhões. Os procedimentos referentes às irregularidades encontradas serão conduzidos pelas Promotorias de Justiça dos respectivos municípios. As empresas terão até 15 dias para apresentar defesa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.