Fechar
GP1

Piauí

Onyx Lorenzoni lança programa de emprego voluntário na APPM

O evento aconteceu na sede da APPM e contou com as presenças do prefeito Dr. Pessoa e Elmano Férrer.

Lucas Dias/GP1 1 / 14 Onyx Lorenzoni Onyx Lorenzoni
Lucas Dias/GP1 2 / 14 Ministro Onyx Lorenzoni Ministro Onyx Lorenzoni
Lucas Dias/GP1 3 / 14 Evento aconteceu na APPM Evento aconteceu na APPM
Lucas Dias/GP1 4 / 14 Onyx Lorenzoni discursa Onyx Lorenzoni discursa
Lucas Dias/GP1 5 / 14 Onyx Lorenzoni fala aos prefeitos Onyx Lorenzoni fala aos prefeitos
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Elmano na mesa de honra Elmano na mesa de honra
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Dr. Pessoa Dr. Pessoa
Lucas Dias/GP1 8 / 14 Joel Rodrigues Joel Rodrigues
Lucas Dias/GP1 9 / 14 Onyx Lorenzoni ao lado do presidente da APPM, Paulo César Onyx Lorenzoni ao lado do presidente da APPM, Paulo César
Lucas Dias/GP1 10 / 14 Prefeito Joel Rodrigues Prefeito Joel Rodrigues
Lucas Dias/GP1 11 / 14 Mesa de honra Mesa de honra
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Onyx Lorenzoni Onyx Lorenzoni
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Onyx Lorenzoni em Teresina Onyx Lorenzoni em Teresina
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Paulo César, presidente da APPM, e Onyx Lorenzoni Paulo César, presidente da APPM, e Onyx Lorenzoni

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, participou na manhã desta quinta-feira (24) do lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para os prefeitos piauienses e convidados. O evento aconteceu na sede da APPM, em Teresina, e contou com as presenças do prefeito Dr. Pessoa, senador Elmano Férrer, dentre outras autoridades.

O ministro Onyx Lorenzoni explicou que o programa tem objetivo de levar os jovens que estão no mercado de trabalho na informalidade para a formalidade. “Nós temos no Brasil hoje quase 40 milhões de informais, daí o porquê de criar um programa que cria uma rampa de ascensão da informalidade para a formalidade que tem que atender principalmente esses 7,8 milhões de jovens que nem trabalham e nem estudam”, relatou.

“O Programa de Serviço Civil Voluntário tem o propósito de nessa parceria com as prefeituras durante um ano dar oportunidade para esses jovens provarem o seu trabalho e junto com ela serão qualificados pelo Sistema S. As prefeituras têm completa liberdade para escolher em que áreas as pessoas vão atuar. Isso atende a uma demanda dos municípios brasileiros, mas atende um abrir portas e geração de oportunidades para milhões de jovens brasileiros”, completou Lorenzoni.

Ainda de acordo com o ministro, as bolsas para os jovens serão pagas pelas prefeituras, mas as qualificações serão de responsabilidade do Governo Federal. “As prefeituras, através de seus orçamentos, vão custear as bolsas, mas os cursos de qualificação pelo Sistema S e Sebrae serão feitos após um acordo entre o ministério e o Sistema S, gratuitamente, não haverá nenhum custo para as prefeituras”, concluiu.

O presidente da APPM, Paulo César, de Francinópolis, disse que o município tem interesse em aderir ao programa. "Meu município tem todo o interesse de aderir a esse programa que é de suma importância para a empregabilidade, ele não deixa de ser um programa de transferência de renda porque o público prioritário é aquele que consta no cadastro único e também tem a qualificação e ele vai dar oportunidade também à juventude de 18 a 29 anos e também aqueles que têm mais de 50 anos e que estão há mais de 2 anos fora do mercado de trabalho", enfatizou.

Dr. Pessoa falou da importância do projeto e parabenizou o Governo Federal pela iniciativa. “Na minha percepção é um dos maiores projetos de urgência, emergência nessa conotação de dar emprego e renda, principalmente, para os jovens de 18 a 29 anos, e para as pessoas de 50 ou mais anos que estão fora do mercado de trabalho, que é difícil. É um projeto com uma visão social macro, portanto, parabéns ao ministro Onyx Lorenzoni, parabéns ao ministro Ciro Nogueira, parabéns à senadora Eliane Nogueira, parabéns a todos, parabéns ao presidente da República por uma atitude dessa natureza, principalmente, agora nesse declínio econômico agravado pela pandemia, nesse declínio de emprego e rendimento, veio em boa hora”, afirmou.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, também esteve presente destacou a capacidade do ministro Onyx Lorenzoni de entender e ajudar os municípios. “O mais importante é esse sentimento municipalista do ministro de entender que os problemas estão onde as pessoas moram, que é nos municípios, e encontrar com os gestores trazendo as alternativas e, naturalmente, buscando a adesão de todos nós, no sentido de estimular as pessoas nessa crença, estimular e mostrar números importantes no caminho de redução do desemprego no país”, declarou.

“Hoje nós vivemos momentos difíceis. Desde o início da pandemia tem aumentado os problemas e, principalmente, o desemprego em todo país e estar aqui, hoje, na APPM como prefeito e poder receber o ministro que traz um programa que é uma alternativa nesse momento, vem a contribuir bastante, é uma alegria”, pontuou Joel Rodrigues.

O senador Elmano Férrer ressaltou que o programa é uma parceria municípios e o Governo Federal. “É um programa de âmbito nacional de serviços sociais voluntários que vai depender da parceria entre o Governo Federal e municípios. Não é um programa para gerar empregos formais é um momento que se busca amenizar esse problema que é consequência da pandemia com vista a atenuar um problema que nós temos”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.