Fechar
GP1

Piauí

Caso Izadora Mourão: juiz manda soltar João Paulo

João Paulo está preso na Cadeia Pública de Altos e deve ser solto ainda nesta quinta-feira (17).

O juiz Diego Ricardo Melo de Almeida, da 2ª Vara Criminal de Pedro II, determinou a soltura do jornalista João Paulo Santos Mourão depois que o Conselho de Sentença o absolveu do crime de homicídio contra a irmã, a advogada Izadora Mourão, em 13 de fevereiro de 2021.

O julgamento aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (16) e a sentença que condenou a mãe de Izadora, Maria Nerci dos Santos Mourão, a 19 anos e 06 meses de reclusão, e absolveu João Paulo foi lida às 23h.

Foto: Reprodução/YoutubeJoão Paulo em julgamento
João Paulo em julgamento

O magistrado determinou que a sentença sirva como alvará judicial determinando que João Paulo seja posto imediatamente em liberdade.

João Paulo está preso na Cadeia Pública de Altos e deve ser solto ainda nesta quinta-feira (17). Já Maria Nerci vai continuar em prisão domiciliar.

O julgamento

Após 14 horas de julgamento, Maria Nerci dos Santos Mourão foi condenada a 19 anos e 06 meses de prisão por assassinar a filha, a advogada Izadora Santos Mourão, crime ocorrido em 13 de fevereiro de 2021. O irmão de Izadora, João Paulo Santos Mourão, foi absolvido pelos jurados por 4 votos a 3. A leitura da sentença foi feita às 23 horas.

Foto: Reprodução/YoutubeMaria Nerci
Maria Nerci

A sessão ocorreu nesta quarta-feira (16), na Vara Criminal de Pedro II, e foi presidida pelo juiz Diego Ricardo Melo de Almeida, que manteve a prisão domiciliar de Maria Nerci.

Durante a sessão, ambos os réus deram suas versões do crime, porém, não condizem com a investigação realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em seu depoimento no fórum, a idosa alegou que tinha uma relação turbulenta com a filha e que naquele dia 13 de fevereiro Izadora Mourão havia ameaçado ir ao banco para cancelar sua aposentadoria.

A idosa alegou que depois do suposto desentendimento a advogada entrou no quarto de João Paulo Morão, para descansar. Nesse momento, Maria Nerci sustenta ter imaginado que Izadora Mourão poderia lhe fazer algum mal, e por isso decidiu matar a filha antes.

Versão de João Paulo

Já o jornalista João Paulo Santos Mourão, durante seu depoimento, alegou que no dia do crime soube somente da morte de sua irmã quando sua mãe, Maria Nerci, o acordou, por volta de 9h, dizendo que Izadora estava morta. Além disso, João Paulo alegou que não tinha conhecimento de que o crime foi realizado por sua mãe e, afirmou que somente soube que a investigação apontou Maria Nerci quando estava já estava preso na Cadeia Pública de Altos.

Entenda o caso

Izadora Santos Mourão, 41 anos, foi assassinada com pelo menos sete facadas dentro de casa, no município de Pedro II, no dia 13 de fevereiro de 2021. A princípio, circulou a informação de que ela teria sido morta por uma mulher, que sequer foi identificada.

Foto: Reprodução/FacebookIzadora Santos Mourão
Izadora Santos Mourão

Dois dias depois, o irmão de Izadora, João Paulo Mourão, acabou sendo preso pela equipe do delegado Danúbio Dias, acusado de assassinar a advogada a facadas. A Polícia Civil prendeu o jornalista em flagrante em sua residência na cidade de Pedro II, na tarde do dia 15 de fevereiro.

A investigação do DHPP apontou que a mãe de Izadora, Maria Nerci, criou um falso álibi para acobertar o filho, o jornalista João Paulo Mourão. “A mãe dele, quando viu a moça morta, a primeira coisa que fez, em vez de ligar para a polícia, ligou para uma faxineira para ela [a faxineira] dizer que ele [João Paulo] estava dormindo, para criar um álibi”, disse o delegado Barêtta à época dos fatos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.